(Foto: Divulgação)
Nascida e criada em Madureira, na cidade do Rio de Janeiro, 'Helga Nemetik' é neta de um checo e também descende de poloneses. Helga é formada em canto lírico e popular pela Escola de Música Villa-Lobos, e ainda cursou aulas de jazz e balé na Faculdade de Dança Angel Vianna.
Formada pela Whitechapel’s Academy Drama School, em Londres, em 2001. Suas primeiras aulas de teatro foram em 1999, no 'O Tablado'. Como cineasta dirigiu quatro curta-metragens e um documentário.
No segundo semestre de 2022 foi anunciada como uma das atrizes convidadas da versão brasileira do espetáculo da Broadway Spamalot.
A atriz foi convidada a interpretar uma das protagonistas do musical ao lado de Leão Lobo e Beto Sargentelli.
Atriz e cantora, 'Helga' atuou em diversos programas de TV, como o quadro “Show dos Famosos” no extinto 'Domingão do Faustão', na novela 'Rock Story', no seriado 'Ilha de Ferro', ambos na TV Globo, e em espetáculos de teatro musical como 'Beetlejuice', 'Chaplin', 'Mulheres à beira de um ataque de nervos', entre outros.
Na música, produziu e se apresentou nos shows 'Jazz in the Blues', 'Helga, Tony e R&B' e 'Superbacana', que revisita a Tropicália.
Atualmente 'Helga Nemetik' está em cartaz com o espetáculo "Não Conta Pra Ninguém", idealizado e protagonizado por ela, com dramaturgia de Juliana Rosenthal e direção de Michelle Ferreira, onde após grande sucesso de público e crítica, voltou à capital paulista para uma curta temporada que teve estreia no último dia 09 de novembro, aos sábados e domingos, permanecendo até o dia 1º de dezembro no espaço Cia da Revista.
O espetáculo retrata um drama pessoal vivido pela atriz e como ela deu a volta por cima.
Entrevistada exclusivamente para o Bacanudo.com, 'Helga Hemetik apresentou o seu talento e versatilidade através de algumas preferências do cotidiano. Conheça!
*Meu livro - No momento estou lendo "O poder do ator", de Ivana Chubbuck.
*Meu filme - Nossa, são tantos, mas hoje vou responder "A Miss", filme que protagonizei e vai estrear no ano que vem.
*Minha música - "Chandelier", de Sia.
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Esquecer datas de aniversário.
*Minha bebida - Uma cervejinha.
*Minha comida - Hambúrguer.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - Qualquer parte do Nordeste do Brasil.
*Minha fraqueza - Desorganização.
*Meu pecado - O da gula.
*Meu vício - Comida.
*Meu medo - De morrer.
*Minha flor - Lírio.
*Meu esporte - Eu amo todos os esportes, assisto muito futebol, surf, vôlei, ginástica olímpica, mas praticar que é bom, tô só na musculação que eu nem gosto tanto, mas é necessário.
*Meu lazer - Assistir séries e viajar.
*Minha etiqueta (comportamento) - Minha etiqueta profissional é a melhor de todas, mas transito bem em qualquer situação.
*Meu cheiro - Amo cheiro de bebê.
*Meu ídolo - Beyoncé.
*Meu sonho - A casa própria.
*Minha inspiração - Viola Davis.
*Meu arrependimento - De não ter dito 'não' para tantos abusos que sofri.
*Meu compositor - 'Chico Buarque'.
*Meu restaurante - 'SKY Hall Garden Bar', em Sampa, e no Rio amo o 'Aprazível'.
*Minha paisagem - De praia.
*Minha indiferença - A mais difícil de todas, pois sou muito interessada e apegada às pessoas, coisas, lugares, mas acho que sou indiferente a pessoas que me magoam muitas vezes, chega um momento que elas não importam mais.
*Meu exagero - Comprar roupas.
*Minha impaciência - Para o trânsito.
*Meu lugar no mundo - No palco.
*Meu lugar na casa - Na cama.