PUBLICIDADE

Banner

Reitor da UFS lança primeiro livro nesta sexta-feira, 27

Dr. Valter Joviniano.jpg

(Dr. Valter Joviniano - Foto: Divulgação)


 
Os 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a contribuição dela para a sociedade, através do olhar aguçado do seu primeiro reitor negro e o mais jovem a assumir o principal cargo de gestão da instituição, o professor doutor Valter Joviniano de Santana Filho. Esse é o fio norteador dos assuntos abordados no livro 'Sempre às sextas – escritos de um reitor negro', que será lançado na próxima sexta-feira, 27 de setembro, às 18h, na Galeria de Arte Mário Britto, fincada na Vila Manuel, na Rua Vila Cristina, 130, bairro São José, em Aracaju (SE).
 
A obra é composta por 55 textos que foram publicados entre março de 2021, quando Dr. Valter Joviniano assumiu a reitoria da UFS, e dezembro de 2023, e reúne transcrições de alguns discursos do professor doutor em solenidades específicas, como quando das comemorações pelos 55 anos da Universidade; na Conferência Internacional 'Arab Latinos'; na inauguração da TV UFS; e na outorga de título de Doutor Honoris Causa ao artista e ativista sergipano, Severo D’Arcelino.
 
O livro também possui artigos escritos por ele para jornais e para a coluna eletrônica assumida no início de 2023, no portal de notícias local, o JL Política, do jornalista Jozailto Lima. A ideia original era lançar o livro como parte das comemorações pelos 55 anos da UFS, em novembro de 2023, mas questões editoriais adiaram a disponibilização da obra ao público.
 
“Muito cordialmente, Jozailto me convenceu de que eu poderia, a cada semana, prestar contas das minhas ações como reitor à frente da UFS para um público mais amplo. Resolvi arriscar e aceitei a proposta. Por outro lado, aproveitar os discursos que pronunciei foi a forma encontrada para deixar registrados alguns episódios impactantes da minha vida enquanto reitor”, explica Dr. Valter Joviniano.