(Foto: Divulgação)
O icônico grupo sergipano 'Imbuaça' está completando 47 anos de trajetória e nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, às 16h30, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju (SE), vai celebrar a data com a apresentação do espetáculo 'A peleja de leandro na trilha do Cordel', uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros.
Fundado em 28 de agosto de 1977, o grupo é fruto de uma série de oficinas realizadas na Instituto de Educação Rui Barbosa, com os diretores pernambucanos, Lúcio Lombardi, José Francisco e Gilson Oliveira. Mas, foi no Festival de artes de São Cristóvão (Fasc), daquele respectivo ano, qye a trupe resolveu fazer teatro de rua. ao assistir o espetáculo do Teatro Livre da Bahia, na Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE).
Ao longo de sua trajetória, o 'Imbuaça' dedica-se à pesquisa de linguagem fundamentada nas culturas populares e utiliza a Literatura de Cordel, como uma de suas fontes para a construção de seus textos dramatúrgicos. Realizou cerca de 35 montagens e já viajou por todo o Brasil para participar dos mais importantes festivais de teatro, bem como de diversos projetos de circulação nacional, a exemplo do palco Giratório, do Sesc e do Projeto CumpliCidades, da Fundação Joaquim Nabuco, que o fez circular por Portugal, além de Cuba, México e Equador.
Atualmente, desenvolve o Programa FUNARTE de Ações Continuadas/2023, que tem propiciado a circulação do grupo por vários estados do Nordeste e pelo interior de Sergipe, além de realizar a manutenção de sua sede fincada na Rua Muribeca, bairro Santo Antônio, onde recepciona grupos sergipanos e de outras regiões, para as suas apresentações, como também realizar o curso anual de formação de atores.
Já na quinta-feira, dia 29 de agosto, às 20h, será a vez da Colina do Santo Antônio, em Aracaju, receber a apresentação do espetáculo 'a peleja de Leandro na trilha do Cordel'. E na sexta-feira, dia 30, às 20h, será a vez do bairro 17 de março receber o espetáculo. Salve!