Pedro Popoff, mais conhecido como 'Pedro do Cordel', que completará 18 anos de idade no próximo dia 26 de julho, é ator, cantor, palestrante, fundador da primeira cordelteca (biblioteca de cordel), natural da cidade paulista de Bauru, estudante cursando Pós-Graduação em Folclore e Artes Populares na Universidade Unijuí (RS), apresentador do programa 'Tô Aqui', em seu canal do YouTube, e presidente da Comissão da Juventude IOV Brasil (Organização Internacionalde Folclore e Artes Populares).
Pedro tem um projeto educativo desde seus 08 anos de idade, o 'Brincando de Cordel'. Sua aula/show tem o obejetivo de disseminar para outras crianças a importância de se conhecer as nossas culturas e tradições no Brasil, além do incentivo à leitura, protagonismo juvenil e combate à violência contra a mulher, plantando sementes de amor e cultura por onde passa.
Em abril de 2019, inaugurou a 1ª Cordelteca em Bauru (SP), nomeada 'Gonçalo Ferreira'. Hoje a Cordelteca possui mais de três mil cordéis, reunidos durante sua jornada. O local recebe visitações de alunos das escolas de Bauru (SP) e região, além de apreciadores da cultura.
Pedro tem em seu currículo participações em programas de TV, tais como o Criança Esperança, no reality Click esperança, esteve duas vezes no Encontro com Fátima Bernardes, duas vezes no Hora do Faro, entre outros de rede nacional como o Fala Brasil da Record News.
Atualmente possui um quadro chamado "Nas Ondas do Cordel", no programa Música Preta Brasileira (Rádio Roquette Pinto, 94.1 FM), pilotados por Sandra de Sá e Simone Malafaia.
Palestrante em congressos como o Cariri Cangaço e Sertão Cangaço, em diversas ocasiões, além de simpósios e festivais.
Hoje 'Pedro do Cordel' vem sendo convidado para participar de congressos, festas literárias, palestras e fóruns em universidades de todo o Brasil.
Pedro também se apresenta com a sua banda de forró pé-de-serra em shows por todo o país, além de ter 11 títulos de cordéis lançados, seguindo sempre como poeta na difusão da cultura popular.
No próximo dia 23 de julho, 'Pedro do Cordel' vai aterrissar na cidade de Tobias Barreto (SE), onde se apresentará no '1º Encontro dos Artistas, Poetas e Amigos', evento que terá como espaço o Recanto da Serra.
Mas, antes da sua chegada a Sergipe, o jovem 'Pedro do Cordel' falou exclusivamente com o BACANUDO.COM, onde citou algumas da suas preferências do dia a dia. Conheça!
*Meu livro - "Baghavad Gita".
*Meu filme - "Quelé do Pajeú", dirigido por 'Anselmo Duarte'.
*Minha música - "Wah Wah", de George Harrison.
*Minha cidade - Bauru (SP).
*Minha cara - Instrumentos.
*Minha bebida - Coca-Cola.
*Minha comida - Bife à milanesa com purê.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - A natureza.
*Minha fraqueza - Tiramissú.
*Meu pecado - Gostar muito de festar.
*Meu vício - Açúcar.
*Meu medo - De assombração.
*Minha flor - Petúnia.
*Meu esporte - Biribol.
*Meu lazer - Acampar.
*Minha etiqueta (comportamento) - Dormir de barriga para baixo.
*Meu cheiro - De sabonete Phebo.
*Meu ídolo - 'Luiz Gonzaga' e George Harrison.
*Meu sonho - Viajar o mundo.
*Minha inspiração - A minha família.
*Meu arrependimento - Não me arrependo de nada.
*Meu compositor - 'Raul Seixas'.
*Meu restaurante - Qualquer churrascaria.
*Minha paisagem - O cerrado.
*Minha indiferença - Para a cultura popularesca, que a mídia enfia goela abaixo.
*Meu exagero - Só comer com um modelo específico de faca.
*Minha impaciência - Esperar pra rever alguém que tenho saudade.
*Meu lugar no mundo - No Nordeste.
*Meu lugar na casa - No meu quarto.