PUBLICIDADE

Banner

Onze sintomas de ataque cardíaco que não deve ignorar

dor no coração.jpg

 
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Por vezes, identificar o problema torna-se complicado. Existem casos mais simples, mas também situações em que acabam sendo confundidas por outras patologias.
 
O 'website' The Healthy falou com alguns cardiologistas, como Stacey E. Rosen, Jim Liu e Annapoorna Kini, para identificar alguns dos sintomas que não deve ignorar no caso de ataque cardíaco.
 
Conheça-os:
 
*Sentir-se abraçado com força;
*Fadiga;
*Dores nas costas, braços e peito;
*Dor durante o exercício;
*Falta de ar sem explicação;
*Insônias e falta de ar ao acordar;
*Azia;
*Dores de estômago;
*Desconforto na garganta e pescoço;
*Suar sem motivo;
*Vertigens e desmaios.
 
No Brasil
 
Nos últimos 15 anos, a média mensal de internações por infarto em homens no Brasil saltou de 5.282 para 13.645 - um aumento de 158%. Entre as mulheres, a média subiu na mesma proporção.
 
Os pesquisadores analisaram os registros de internação pelo SUS entre 2008 e 2022, que representam de 70% a 75% de todos os pacientes do país.
 
Eles também conseguiram quantificar uma relação prevista, mas que precisava ser medida: o aumento do número de infartos durante o inverno. Em 2022, o número de infartos foi 27% maior no inverno do que no verão - entre mulheres e homens.
 
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil. A prevenção passa por mudanças simples, como seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. 
 
(Por: NMBR)