(Foto: Divulgação)
Vocalista da Banda 'Cogumelo Plutão', Blanch Van Gogh nasceu em Natal (RN), e após uma infância pobre, se mudou com a sua família para o Rio de Janeiro em busca de dias melhores.
Ainda criança, fora contemplado por diversos instrumentos musicais, instrumentos estes que passaram a ser companheiros existenciais por toda a vida.
De família poli-religiosa, Blanch aprendeu desde cedo a respeitar as diferentes correntes de pensamento que lhe cercava.
Na infância fora batizado na igreja católica, tendo forte contato, aos nove anos de idade, com Os Testemunhas de Jeová.
Já adulto, adentrou o ambiente protestante, como articulador da Unidade Cristã do Brasil.
Sempre foi um desfensor da ecologia e dos direitos das minorias, sagrando-se como uma das maiores vozes vindas em socorro aos direitos dos homossexuais.
De pensamento agregador, Blanch passou desde os seus 20 anos a formular estudos para fomentar a geração de oportunidades para com os pobres.
Seus projetos são hoje admirados e reconhecidos por diversas alas político-religiosas do país, fazendo de Blanch um dos maiores ativistas das causas humanitárias dentro do território brasileiro, a ponto de ser condecorado como 'Embaixador da Paz, pela YSP, uma das maiores entidades de ajuda humanitária do mundo.
Blanch Van Gogh recebeu a 'Comenda Cívico Mérito Cultural Carlos Gomes', pela Sociedade Brasileira de Cultura e Ensino (SBACE), além da dos Soldados da Força Expedicionária do Canal de Suez.
Compositor de todas as músicas da 'Cogumelo Plutão', ele é reconhecido internacionalmente por ter produzido diversos hits pelo mundo.
Regravado por grandes nomes a exemplo de Claudia Leitte, Cesar Menotti & Fabiano, Angélica, Rio Negro e Solimões, e também por nomes internacionais como Chayanne, além de Luan Santana, Anitta, Aline de Moraes, Jorge & Matheus, e pela banda Calcinha Preta.
Blanch é produtor fonográfico, escritor, artista plástico e uma das mentes que opera para trazer soluções tecnológicas que irão transformar o mercado de entretenimento.
Atualmente é uma dos maiores divulgadores da tecnologia Musicard.
Tem duas filhas e é presidente da unidade Cristã, como também realiza palestras e usa de todas as suas influências contra as drogas e o aborto, em socorro de diversas crianças pelo Brasil.
Vocalista da 'Cogumelo Plutão', banda de rock surgida no ano 2000, transformando-se numa recordista de vendas de discos e de shows pelo país.
Com pelo menos cinco mega hits, após ter sofrido um aneurisma no ano de 2003, Blanch se retiraria do mainstream, deixando a carreira temporariamente de lado para viver uma vida pacata no campo.
De rockeiro para fazendeiro foi somente mais um passo na vida desse multi-instrumentista que toca 16 instrumentos.
Neste ano de 2024 está lançando 'Esperando na Janela', livro que conta a sua história de superação, pela editora Albatroz, inspirado na música de sua autoria que tem sido usada por escolas de diversos países de Língua Portuguesa, como modelo para interpretação de texto, colocando seu nome ao lado de Luís de Camões, Florbela Spanca e Guerra Junqueiro, livro este que se tornará em filme, com direção do cineasta Miguel Rodrigues.
Blanch atualmente reside na cidade de Caldas de Monchique, em Portugal, e recentemente escolheu a cidade de Gramado (RS) para os períodos em que estiver no Brasil.
A 'Cogumelo Plutão' acaba de anunciara sua volta com uma turnê nacional, com direito a lançamento de toda a discografia em plataformas musicais, pela Virgin Records.
Serão 100 canções sendo disponibilizadas pata todos os fãs, além do relançamento da trilogia literária, 'A Marcha do Demônio', livro polêmico que ataca todo o stablishment social.
Entrevistado exclusivamente pelo BACANUDO.COM, o multifacetado artista teceu algumas preferências fora da esfera profissional. Conheça!
*Meu livro - A "Bíblia".
*Meu filme - "Em Algum Lugar do Passado", dirigido por Jeannot Szwarc.
*Minha cidade - Caldas de Monchique (Portugal).
*Minha cara - O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
*Minha bebida - Suco de mangaba.
*Minha comida - Medalhão de filet mignon, arroz a piamontese, com molho de madeira.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - Mury, no estado do Rio de Janeiro.
*Minha fraqueza - Generosidade.
*Meu pecado - Ser carnívoro.
*Meu vício - Fazer o bem.
*Meu medo - De não ter medo.
*Minha flor - Florzinha de Lisboa.
*Meu esporte - Basquete.
*Meu lazer - Me banhar em cachoeiras.
*Minha etiqueta (comportamento) - Ser discreto.
*Meu cheiro - Rosas.
*Meu ídolo - 'Edilson de Vasconcelos'.
*Meu sonho - Um mundo sem guerras e sem corrupção.
*Minha inspiração - A vida.
*Meu arrependimento - De ter sido gente boa demais com quem não merecia.
*Meu compositor - Paul McCartney.
*Meu restaurante - 'Mondego', em Copacabana (RJ).
*Minha paisagem - Da Praia de Cotovelo (RN).
*Minha indiferença - Para gente materialista.
*Meu exagero - Ser workaholic.
*Minha impaciência - Com gente burra.
*Meu lugar no mundo - Onde tenha amor.
*Meu lugar na casa - No meu jardim.