PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Ana Cañas

Ana-Cañas.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Descendente de espanhóis, a cantora e compositora paulista Ana Cañas formou-se em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
Estreou em 2007 no cenário musical brasileiro com o lançamento do álbum 'Amor e Caos' (Sony Music), que traz as primeiras composições autorais de Ana e uma versão para a canção 'Coração Vagabundo', de Caetano Veloso, que integrou a trilha sonora da novela 'Beleza Pura', da TV Globo. O álbum de estréia foi muito elogiado pela crítica especializada, considerando Ana a grande revelação musical do ano. Em 2008, participou da edição do programa 'Som Brasil Cazuza', exibido pela mesma emissora e concorreu ao 'Prêmio Multishow 2008', na categoria 'Revelação".
Em 2009, lança o segundo disco de estúdio, intitulado 'Hein?' (Sony Music), que contém parcerias com Arnaldo Antunes e a participação de Gilberto Gil ao violão. A canção 'Esconderijo', de autoria da própria Ana, alcançou projeção nacional ao integrar a trilha sonora da novela de Manoel Carlos, 'Viver a Vida'.
'Esconderijo' também foi eleita pela revista Rolling Stone uma das melhores músicas do ano e ganhou clipe em película dirigido por Selton Mello.
Ainda em 2009, Ana grava, a convite do cantor e compositor Nando Reis, a música 'Pra Você Guardei O Amor' - dueto que se tornou um grande hit nacional e se tornou a canção brasileira mais ouvida da década 2000-2009, segundo levantamento do Spotify.
Em 2012, Ana retorna ao estúdio e lança o disco 'Volta' (o primeiro pela gravadora Som Livre). O álbum contém versões para 'Rock And Roll' do Led Zeppelin e as músicas autorais 'Será Que Você me Ama?' e 'Urubu Rei', entre outras. Posteriormente, o disco 'Volta' transformou-se no show 'Coração Inevitável' e contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso. O show foi registrado e lançado em DVD em 2013.
Em 2015 Ana Cañas lança seu quarto álbum de estúdio e o primeiro totalmente autoral, 'Tô na Vida' e no mês de julho do mesmo ano foi lançado o single homônimo do disco, que ganhou clipe dirigido pela própria Ana em parceria com Philippe Noguchi. Em entrevista, Ana revelou que o disco 'Tô na Vida' nasceu do desejo de equiparar o som do disco com a energia dos shows e das performances ao vivo. É um disco mais roqueiro, gravado ao vivo, de maneira orgânica e foi mixado por Mario Caldato.
Em 2016 a cantora faz a sua estréia nacional nos cinemas, ao participar do longa metragem 'Amores Urbanos' da diretora Vera Egito (com quem Ana já havia trabalhado anteriormente no clipe de "Urubu Rei" e no DVD "Coração Inevitável"). O filme foi exibido em diversos festivais internacionais e ganhou elogios da imprensa especializada.
Em 13 de maio de 2017 a artista lança o single e o clipe de 'Respeita'. A canção é um manifesto feminista pela equidade de gêneros e pelo fim da violência contra a mulher. O clipe, dirigido por Isadora Bandt e João Wainer, contou com a participação de 86 mulheres, entre elas Elza Soares, Maria da Penha, Julia Lemmertz, Maria Rita Kehl, Mel Lisboa, Sophie Charlotte, Zélia Duncan, Natália Dill e Andreia Horta.
Em 2018 Ana Cañas lança seu quinto álbum de estúdio, 'Todxs'. Empoderado, feminista, com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, o álbum tem forte cunho político – especialmente no que diz respeito às pautas feministas e de defesa dos direitos das minorias. Indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo, o trabalho foi produzido pela própria artista em parceria com Thiago Barromeo e conta com as participações de Chico Chico na faixa 'A Tua Boca' e do rapper Sombra na faixa-título. Neste álbum, Ana também regravou a música 'Eu Amo Você', composição de Cassiano e Silvio Rochael que foi sucesso na voz de Tim Maia. A canção ganhou um videoclipe com participação da atriz Nanda Costa.
Em julho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, a artista idealizou uma live em homenagem à obra de Belchior. Realizada por meio de financiamento coletivo, a live foi um imenso sucesso de público e crítica - o que originou a idealização de um álbum apenas com canções de Belchior, gravado entre 2020 e 2021. O videoclipe de 'Coração Selvagem' conta com a participação do ator Lee Taylor, enquanto a atriz Maria Casadevall participa do clipe de 'Alucinação'. 'Sujeito de Sorte', terceira faixa a ganhar clipe, conta com presença de um time composto por Elza Soares, Ney Matogrosso, Letícia Sabatela, Wagner Moura, Bruno Gagliasso, entre muitos outros.
Dando sequência ao projeto 'Ana Cañas Canta Belchior', a artista lança, em fevereiro de 2023, o primeiro registro audiovisual do show completo, com participações especiais de Ney Matogrosso e Rael. Em 'Ana Cañas Canta Belchior - Ao Vivo', Ana apresenta ao público uma canção até então inédita de Belchior, dada a ela de presente pelos filhos do compositor. A faixa 'Um Rolê no Céu' foi composta por Belchior em 1987 em parceria com Gracco, e nunca havia sido gravada antes.
O show em homenagem a Belchior recebeu o prêmio de Melhor Show do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA e percorreu mais de 180 palcos pelo Brasil, levando a interpretação de Ana para a obra do compositor cearense para os quatro cantos do Brasil. Finalizando esse ciclo de homenagens, foi lançado o vídeo do registro ao vivo do show realizado em Sobral/CE, terra natal de Belchior.
Para o segundo semestre de 2024, Ana Cañas prepara o lançamento de seu novo álbum autoral.
No ano passado a intrépida artista esteve aqui em Aracaju pela primeira vez e hiperlotou o Teatro Atheneu com o seu show 'Ana Cañas Canta Belchior', o qual gerou um tremendo sucesso não só de público como de elogios.
Neste sábado, dia 25 de março, Ana Cañas está retornando à capital dos sergipanos para única apresentação do 'Ana Cañas Canta Belchior', desta vez atraindo um público ainda maior que irá aplaudi-la no Teatro Tobias Barreto, às 21h. Imperdível!
Mas antes que o show aconteça, conheça abaixo algumas preferências da artista, fora do palco, neste bate-papo exclusivo para o BACANUDO.COM. Leia!
 
*Meu livro - "Mulheres que Correm com os Lobos", de Clarisse Pinkola Estés.
*Meu filme - 'Persona', dirigido por Ingmar Bergman.
*Minha música - "Coração Selvagem", de 'Belchior'.
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - Templo Zulai.
*Minha bebida - Água de côco natural ou cerveja.
*Minha comida - Frutas e castanhas.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - O palco.
*Minha fraqueza - Sou workaholic.
*Meu pecado - Vários (rsrs). Não acredito neles!
*Meu vício - Gatos.
*Meu medo - Da solidão (e não solitude).
*Minha flor - Orquídeas.
*Meu esporte - Musculação. No momento, para fortalecimento!
*Meu lazer - Filmes e séries.
*Minha etiqueta (comportamento) - Good vibes + Rua.
*Meu cheiro - Do perfume Dama da Noite.
*Meu ídolo - 'Ney Matogrosso'.
*Meu sonho - Eternizar uma canção no coração do povo.
*Minha inspiração - 'Rita Lee'.
*Meu arrependimento - Nenhum. Tudo serviu a um aprendizado.
*Meu compositor - No momento, 'Belchior'.
*Meu restaurante - 'Sujinho'.
*Minha paisagem - Montanhas e praia, adoro.
*Minha indiferença - Pra gente indeferente ao próximo.
*Meu exagero - Música, música, música (rsrs).
*Minha impaciência - Para a arrogância alheia.
*Meu lugar no mundo - No palco.
*Meu lugar na casa - No meu quarto com os cinco gatos na cama.