Esta segunda-feira, dia 20 de maio, é marcada pelos 25 anos da criação dos genéricos no Brasil. Desde a criação da lei, os genéricos geraram uma economia de cerca de R$ 300 bilhões para os consumidores brasileiros.
Com mais de 4.300 produtos registrados na Anvisa, os genéricos oferecem acesso facilitado e custos até 35% mais baixos em comparação com os medicamentos de referência. Economia crucial, considerando que os brasileiros destinam 33% de suas despesas com saúde para a compra de medicamentos.
Agora, 25 anos depois, com mais de 4.300 produtos registrados na Anvisa, os genéricos oferecem acesso facilitado e custos até 35% mais baixos em comparação com os medicamentos de referência. Economia crucial, considerando que os brasileiros destinam 33% de suas despesas com saúde para a compra de medicamentos, segundo dados do IBGE de 2021.
Os brasileiros estão gastando mais com medicamentos do que com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde.
Para tentar reduzir esses gastos nas farmácias, os genéricos estão ganhando espaço e ampliando o acesso.
Importância para o sistema de saúde
O medicamento genérico possui a mesma qualidade, segurança e eficácia do medicamento de referência. Sua intercambialidade é garantida por meio de testes de equivalência, que incluem comparações in vitro e estudos de bioequivalência em humanos, apresentados para avaliação final da Anvisa.
Importante destacar que as grandes indústrias farmacêuticas utilizam tecnologia de ponta e realizam avaliações rigorosas para cumprir todos os procedimentos de boas práticas de fabricação e controle de qualidade lote a lote.
(Por: CENTRAL PRESS)