PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Igor Gnomo

Igor Gnomo 2.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Baiano nascido em Paulo Afonso, cidade banhada pelo Rio São Francisco e cheia de encantos naturais em meio as sagas do cangaço, o guitarrista, compositor, improvisador e arte educador, Igor Gnomo bebeu na fonte dos encantos da sua terra e origens apresentando em seu trabalho autoral instrumental influências do Jazz, Rock, em simbiose com a rítmica nordestina (baião, Maracatu, caboclinho, samba de roda) representando a força da guitarra brasileira e a música instrumental produzida no interior da Bahia.
Ao lado do baixista André Jumper, do baterista Thiago Reuel e do percussionista Gildo Madeira, Igor Gnomo já levou o seu 'Jazz Rock Nordeste' para diversos palcos dentro e fora do Brasil (Rio Montreux Jazz, Shell Open Air, PAMBA, Teatro Castro Alves, Museu Nacional da República, Festival Cine Ambiental - Arg, FIG, Fimus JAZZ, Macuca Jazz e Improviso, Circuito SESC de Música Instrumental, Sofar Sounds, MPB em Movimento), dividindo e recebendo convidados como Armandinho Macêdo, Luiz Carlini, Derico, Gabriel O Pensador, Luiz Brasil, Sandyalê, Chibatinha (Attoxxa), Eric Assmar e Fernando Nunes.
Em 2011 foi lançado seu primeiro álbum autoral intitulado 'NorDestino' com nove composições autorais e a participação do guitarrista Luciano Magno. O trabalho foi destacado na mídia especializada (Revista GuitarPlayer, GuitarLoad, coletânea An introduction to brazilian jazz) e abrindo novos caminhos para a música instrumental do interior da Bahia, chegando em festivais e feiras culturais de diversos estados do país (Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e a própria Bahia). Em 2014 veio o segundo álbum, 'Alquimia Trilhos Poesia' já apresentando a principal sonoridade do trabalho que mescla as influências do rock progressivo e setentista com a improvisação do jazz em mistura com a rítmica do Nordeste Brasileiro.
O trabalho autoral instrumental de Igor Gnomo já rendeu premiações como Artista Instrumental e autor no cenário nacional como o prêmio PPM (Prêmio Profissionais da Música), em 2023, além de melhor intérprete instrumental no estado de Sergipe por dois anos consecutivos (Prêmio Aperipê), segunda música mais votada no Festival Educadora FM em 2020, e classificado em primeiro lugar no estado da Bahia na lei de incentivo Aldir Blanc como artista a lançar seu álbum autoral.
Assim veio em 2021, o terceiro álbum, 'Formiga Preta' que reuniu toda a sonoridade do Igor Gnomo Group com participações especiais como o baixista Michael Pipoquinha, o saxofonista Derico Sciotti e o acordeonista Rennan Mendes. O trabalho foi destacado em países como Argentina, França, Itália e Portugal como a cara de um novo jazz brasileiro, dando ênfase a guitarra brasileira com sotaque nordestino no meio de elementos do jazz rock.
O guitarrista e compositor baiano Igor Gnomo já tem data marcada para o seu retorno a Aracaju (SE). No dia 17 de maio, às 20h, o músico sobe ao palco do The Clash Pub com o seu show instrumental recheado de sonoridades e influências do Jazz, Rock e elementos da música nordestina (baião, maracatu, ijexá), representando a música instrumental do Nordeste e a guitarra brasileira.  
Nesse bate papo informal com o BACANUDO.COM, o multifacetado Igor Gnomo citou algumas das suas preferências cotidianas, que você vai conhecer abaixo. Leia!
 
*Meu livro"História Social do Jazz", obra de Eric J. Hobsbawm.
*Meu filme - "Whiplash: Em Busca da Perfeição", dirigido por Damien Chazelle.
*Minha música - "Drão", de 'Gilberto Gil'.
*Minha cidade - Paulo Afonso (BA).
*Minha cara - Tudo que é criatividade e ação.
*Minha bebida - Cerveja Ipa.
*Minha comida - Acarajé.
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso - As praias de Alagoas.
*Minha fraqueza - O sofrimento dos indefesos.
*Meu pecado - A divina gula.
*Meu vício - Colecionar guitarras e afins.
*Meu medo - O sofrimento familiar.
*Minha flor - Ervilha de cheiro.
*Meu esporte - Bike.
*Meu lazer - Contemplar o Rio São Francisco.
*Minha etiqueta (comportamento)- Não tolerar barulho (som muito alto).
*Meu cheiro - Do perfume Boss Bottled.
*Meu ídolo - 'Jesus Cristo'.
*Meu sonho- Poder morar em um país com mais incentivo e acesso cultural.
*Minha inspiração - Hamilton de Holanda.
*Meu arrependimento - Não ter aproveitado tanto grandes mestres, na adolescência.
*Meu compositor - 'Djavan'.
*Meu restaurante - 'Casa do Mangue', em Aracaju (SE).
*Minha paisagem - Os Cânions do Rio São Francisco.
*Minha indiferença - Para a proatividade em silêncio.
*Meu exagero - Preocupação com o bem estar do próximo.
*Minha impaciência - Estar perto de quem fala gritando, ou come de boca aberta.
*Meu lugar no mundo - A casa dos meus pais.
*Meu lugar na casa - No meu Home Studio.