PUBLICIDADE

Banner

O que abre e o que fecha neste Carnaval em Aracaju

abre_e_fecha___carnaval.jpeg

 
A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 12, até a quarta-feira, dia 14 de fevereiro em virtude do Carnaval. Os órgãos que compõem a administração municipal de Aracaju estarão com suas atividades suspensas nestes dias, exceto os serviços considerados essenciais ou que não possam sofrer descontinuidades.
 
Confira o que abre e o que fecha nos dias de feriados:
 
Saúde
Funcionam normalmente as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais), além da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).
 
A urgência odontológica funcionará normalmente, 24 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, bairro Farolândia.
 
O serviço de vacinação nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins retornará na quinta, dia 15.
 
Os atendimentos do Programa Ver a Vida retornarão no dia 15.
 
Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, apenas com o acolhimento noturno dos usuários já em acompanhamento.
 
Estarão fechadas as Unidades de Saúde da Família e a sede administrativa da SMS, retornando ao funcionamento normal no dia 15.
 
O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funcionará, retomando os atendimentos na quinta-feira, 15, a partir das 7h.
 
Mercados centrais e setoriais
O Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, no Centro da cidade, funcionará normalmente até as 15h de domingo, 11, sendo fechado na segunda, 12 e terça, 13 para a realização de mutirão de limpeza e serviços de manutenção. O local reabre na Quarta-feira de Cinzas, dia 14, a partir das 6h.
 
Os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, também situados na região Central, estarão abertos no domingo e na segunda-feira, até às 15h. Na terça de Carnaval, os espaços de compras ficam fechados para manutenção, abrindo na quarta, às 6h.
 
O Mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, assim como os demais setoriais da cidade, fechará no domingo, às 15h, reabrindo ao público na quarta-feira, em horário habitual.
 
Feiras livres
As feiras de sábado e domingo serão realizadas normalmente. Já a feira livre de terça, 13, que acontece sempre ao lado do Batistão, não ocorrerá na semana do Carnaval.
 
Operacional
A coleta do lixo domiciliar acontece sem alteração no cronograma. Já os serviços de limpeza pública ocorrem normalmente, porém, na terça-feira, dia 13, serão desempenhados com redução de equipes. O programa Cata Treco estará na segunda-feira, dia 12, no bairro Lamarão, zona Norte de Aracaju, e terá como ponto de partida a UBS José Augusto Barreto. Na terça-feira, 13, o serviço estará suspenso.
 
Os Ecopontos da cidade estarão em pleno funcionamento na segunda-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Na terça, eles estarão fechados. As estações voltam a funcionar na quarta-feira, 14.
 
Parques, Chica Chaves e Orlas
De sábado, 10, até a Quarta-feira de Cinzas, 14, o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no Jardins, estará aberto para caminhadas, atividades esportivas e de lazer em seu horário normal, das 5h às 21h30. O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, também funcionará normalmente, das 6h às 18h.
 
O Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, funcionará normalmente no sábado, 10, das 9h às 16h. Nos demais dias, o espaço estará fechado, reabrindo na quinta-feira, 15, a partir das 9h.
 
Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi (Mosqueiro) ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h. As equipes de fiscalização irão atuar na extensão das orlas da praia da Atalaia, dos bairros Industrial, Porto Dantas e Mosqueiro.
 
Defesa Social e Cidadania
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continuará prestando seus serviços essenciais normalmente. A Defesa Civil permanecerá com equipes no plantão, para atendimento às demandas que possam surgir através do número emergencial 199. Já o Procon Aracaju não funcionará, podendo as denúncias e registros de reclamações serem realizadas de forma on-line, através da plataforma AjuInteligente ou através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.
 
Educação
A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque da Sementeira, e as unidades de ensino municipais não funcionam no feriado de carnaval, assim como o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) para pessoas com deficiência visual. As atividades retornarão na quinta-feira, 15.
 
(Por: Ascom/PMA)