PUBLICIDADE

Banner

Vacina da dengue: quem pode tomar

vacina dengue.jpg

 
Em um marco histórico na luta contra a dengue, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oferecer a vacina Qdenga no sistema público de saúde. A iniciativa do Ministério da Saúde beneficia jovens de 10 a 14 anos, que receberão a imunização gratuita em 521 cidades com alta incidência da doença.
 
A vacina Qdenga é segura e eficaz para pessoas de 4 a 60 anos, incluindo quem nunca teve dengue. Essa é uma grande vantagem em relação à vacina anterior, a Dengvaxia, que só era indicada para quem já havia sido infectado pelo vírus.
 
A decisão do Ministério da Saúde é crucial em um momento crítico. O Brasil enfrenta um aumento expressivo nos casos de dengue: Mais de 120 mil possíveis infecções em análise nas primeiras semanas de 2024. 12 mortes confirmadas pela doença. Aumento de 15,8% nos casos em 2023 em comparação com 2022.
 
Na primeira fase da campanha de vacinação, o foco estará em proteger os jovens mais suscetíveis à doença. A procura pela vacina Qdenga em clínicas particulares é alta, mas a farmacêutica Takeda está priorizando o fornecimento ao SUS neste momento.
 
A vacinação é uma importante ferramenta na luta contra a dengue, que causa sofrimento e perdas irreparáveis. A iniciativa do Ministério da Saúde representa um passo fundamental para proteger a população e controlar a doença.
 
Quem pode se vacinar?
 
Jovens de 10 a 14 anos em 521 cidades com alta incidência de dengue.
Pessoas de 4 a 60 anos (em breve, após a fase inicial da campanha).
 
Contraindicações:
 
Gestantes.
Lactantes.
Pessoas com alergia a algum componente da vacina.
Sistema imunológico comprometido ou condição imunossupressora. 
 
(Por: NMBR)