PUBLICIDADE

Banner

Misto de tranquilidade e folia em Aracaju e Sergipe

Praia tranquila.jpg

(Foto: Secom/SE)


 
O Carnaval 2024 começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro e prossegue até a próxima terça-feira, 13. Em Sergipe, conhecido por ser refúgio para muitos que buscam sossego e tranquilidade em contraposição à efervescência dos grandes centros carnavalescos, há muitas opções para descansar. 
 
Destinos de sol e praia, por exemplo, são a escolha da maioria dos turistas que querem relaxar, usufruindo das inúmeras belezas naturais. Mas também há opções para quem quer aproveitar a maior festa popular do país, curtindo muita folia pelos quatro cantos do estado. Nas ruas dos municípios sergipanos, os turistas vão encontrar blocos, arrastões, vários ritmos e também tradição.
 
Quem prefere investir em tranquilidade tem como opções as praias das orlas da Atalaia, Sul e Pôr do Sol, todas em Aracaju. Há também outras opções praieiras como a famosa Croa do Goré, uma pequena ilha que surge com a maré baixa, localizada no rio Vaza-Barris, entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão. No litoral sul, é difícil não se encantar com as praias do Abaís, Dunas, Saco e Caueira. Já no litoral norte, Ponta dos Mangues, Jatobá, Porto e Pirambu são ótimas alternativas.
 
Outra opção para os turistas e as famílias que querem fazer turismo de lazer e curtir a natureza é conhecer grutas, cachoeiras, rios e serras, localizados em municípios como Macambira, Canindé do São Francisco, Itabaiana, dentre outros. Para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura, Sergipe dispõe de opções como Parque dos Falcões, Serra de Itabaiana, Fazenda Mundo Novo, Cânion de Xingó, além de passeios pela foz do Velho Chico, na Rota do Imperador, saindo de Santana do São Francisco.
 
Em qualquer um desses lugares, os turistas e visitantes podem se deliciar com as delícias da gastronomia local. Os pratos – a maioria à base de camarão, peixes e dos caranguejos uçá e aratu – transportam as pessoas para um mundo cheio de sabor, aromas e texturas. As iguarias podem ser encontradas nos mais variados bares e restaurantes em solo sergipano. 
 
Quem busca folia 
 
Para os que não abrem mão da folia, a festa está garantida em Aracaju e em diversos municípios do interior. Na capital sergipana teremos o tradicional bloco Rasgadinho e o Carna Fest. O primeiro acontecerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro, com shows de artistas locais e nacionais, além do cortejo do bloco desfilando atrás do trio elétrico pelos bairros Cirurgia e Getúlio Vargas.
 
Outro point da folia que vai fazer Aracaju ferver é o Carnafest, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia. O evento particular está sendo realizado por alguns bares da capital.
 
No interior do estado, Poço Redondo, Indiaroba, Simão Dias, Itabaianinha, Areia Branca, Cumbe, Porto da Folha, Graccho Cardoso e São Cristóvão são algumas cidades que garantiram a realização da festa de Momo. Em Estância, por exemplo, haverá o Carnaval do Abaís, com uma programação especial preparada pelo Governo do Estado para concluir a última etapa do 'Verão Sergipe', que teve eventos em Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba, Canindé do São Francisco e Pirambu. No sábado, 10, os shows começam com Val Valverde, seguido por Pagod’art e Ninha. Já no domingo, 11, é a vez de Bruninho Top 7, Guig Ghetto e Filhos da Bahia. E na segunda, 12, sobem ao palco Tuca Veloz, Ittauan e Cavaleiros Elétrico.
 
A Prefeitura de Pirambu, por sua vez, anunciou cinco dias de Carnaval, com shows artísticos na orla da cidade e arrastões à beira mar. As celebrações acontecem entre os dias 9 e 13. 
 
Folia e tradição  
 
Conhecida como ‘a capital sergipana do frevo’, Neópolis apresenta um carnaval de tradição que remete à folia em Recife e Olinda e realiza a festa de Momo há mais de 80 anos, quando exibe bonecos gigantes e o tradicional bloco do ‘Zé Pereira’. Neste ano, a festa acontecerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro, também com atrações para todos os gostos, tudo embalado pelo tradicional 'mela mela'. . 
 
Já em Rosário do Catete, no leste sergipano, haverá o Rosário Folia, que também será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro. O público poderá assistir à apresentação de blocos. Durante a programação, a cada dia, a concentração da folia será no Parque Aquático Balneário Municipal. Em seguida, o arrastão segue pelas ruas do município.
 
Portanto, tranquilidade e folia é o que não vai faltar nestes dias de Momo em Aracaju e Sergipe, onde cada um escolhe o que mais lhe agrada para curtir o feriadão. Alalaôôôô!!!!
 
(Com informações da Secom-SE)