PUBLICIDADE

Banner

Câncer de boca: Não ignore esses sinais

Língua.jpg

 
O câncer de boca, um tumor maligno que pode afetar qualquer parte da boca, é um problema sério que muitas vezes é detectado tardiamente, reduzindo as chances de cura. A Dra. Danielli Haddad, especialista em saúde bucal, destaca os sintomas que você precisa prestar atenção para evitar um diagnóstico tardio.
 
Fique atento se você notar:
 
Lesões na boca que não cicatrizam em 15 dias: Feridas, aftas ou manchas que não desaparecem podem ser um sinal de alerta.
 
Placas vermelhas ou brancas na boca: Placas na língua, gengivas, palato ou bochechas que não são causadas por outras doenças exigem atenção.
 
Nódulos no pescoço: Caroços no pescoço podem indicar a disseminação do câncer.
 
Rouquidão persistente: Rouquidão sem causa aparente pode ser um sintoma do câncer de orofaringe.
 
Dificuldade em mastigar, engolir ou falar: Alterações na mastigação, deglutição ou fala podem indicar um tumor na boca.
 
Assimetria facial: Inchaço ou deformidade na face podem ser um sinal de câncer avançado.
 
A importância da detecção precoce:
 
O diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento, com chances de cura acima de 95%. No entanto, 50% dos pacientes são diagnosticados tardiamente, reduzindo drasticamente suas chances de sobreviver por mais de cinco anos.
 
Prevenção:
 
Alimentação saudável: Consumir frutas e verduras regularmente ajuda a prevenir o câncer de boca.
 
Evitar o álcool e o cigarro: O tabagismo e o consumo excessivo de álcool aumentam significativamente o risco de desenvolver a doença.
 
Vacinação contra HPV: A vacina protege contra o HPV, um vírus que pode causar câncer de orofaringe.
 
Prática segura de sexo oral: Reduzir o número de parceiros e usar proteção durante o sexo oral diminui o risco de infecção por HPV.
 
A Dra. Danielli Haddad reforça a importância de consultar o dentista regularmente para exames preventivos e de observar qualquer sintoma suspeito. A detecção precoce do câncer de boca pode salvar vidas.
 
(Por: NMBR)