As pistolas de água utilizadas por foliões estão com os dias contados no Carnaval da Bahia. A lei que proíbe o uso do objeto, e também similares, em festas populares ocorridas em todo o estado foi sancionada pelo Governo da Bahia na última segunda-feira, dia 29.
O evento aconteceu no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Na cerimônia de assinatura da lei nº 14.584, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que as armas de brinquedo munidas de água serão recolhidas pelas forças de segurança logo nos portais de abordagem e acesso dos circuitos do Carnaval.
“As medidas são para acabar com esta prática. O nosso principal objetivo é criar um ambiente de tranquilidade e entendimento das pessoas, para que internalizem que essa não é mais uma prática aceitável e liberada”, destacou.
De acordo com o decreto, haverá fiscalização e os equipamentos serão recolhidas durante a folia, tanto na capital baiana como também em outras festas populares de rua em todo o estado.
A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, ressaltou que a projeto tem o objetivo de garantir a segurança das mulheres nas festas populares e classificou o dia como histórico.
As pistolas de água recolhidas serão encaminhadas, através da SPM, para cooperativas de reciclagem lideradas por mulheres.
Que também vire lei em outros estados!
(Por: CNN BRASIL)