PUBLICIDADE

Banner

É normal ficar cansado depois de comer?

cansaço após comer.jpg

 
Sente (quase) sempre moleza depois de comer? Especialmente após uma refeição mais pesada? É algo relativamente comum. Porquê? Digerir a comida exige muito trabalho do corpo o que deixa qualquer um mais cansado. 
 
"Funciona mais ou menos assim: a comida entra e começa a andar numa esteira. Há diferentes máquinas trabalhando para decompor os alimentos, embalá-los para fins específicos e enviá-los para locais que ajudam o corpo a continuar a fazer o seu trabalho. Obviamente, isto requer muita energia, o que pode fazer com que alguém se sinta cansado", esclarece Melissa Prest, uma dietista, citada na Prevention
 
Carlo Manzana, um médico de medicina familiar, acrescenta que, depois de comer, o nosso corpo ativa o sistema nervoso parassimpático, o que "sinaliza o intestino para iniciar a digestão e começar a enviar esses nutrientes".
 
Para além disso, a insulina tem impacto nos seus níveis de energia quando acaba de comer, acrescenta. "Quando come, os seus níveis de insulina aumentam para garantir que os seus níveis de açúcar no sangue estão onde devem estar", explica Prest.
 
"Quando essa tarefa está concluída, os níveis de insulina diminuem, o que pode fazer com que as pessoas se sintam cansadas. É um processo normal e a sonolência não deve durar muito tempo", afirma.
 
(Por: NMBR)