PUBLICIDADE

Banner

Saiba como cuidar da pele na estação mais quente do ano

Pele bonita.jpg

 
Os cuidados com a pele precisam ser frequentes, independentemente da época do ano. Mas, com a chegada do verão, as altas temperaturas, o tempo seco e a poluição fazem com que a pele sofra ainda mais com ressecamento, oleosidade e acne, por exemplo. Por isso, é necessário não se descuidar e intensificar a proteção ao maior órgão do corpo humano.     
 
“No verão, é indispensável uso do protetor solar, seja onde for. A aplicação de um bom filtro solar é um cuidado básico que deve ser intensificado durante as altas temperaturas. E não é só passar o protetor uma vez e pronto, é necessário ler o rótulo dos produtos e verificar qual o tempo necessário de reaplicação. Vale frisar que o corpo também precisa de proteção, não apenas a pele do rosto”, alertou a esteticista e cosmetóloga, Kalyne Barros.  
 
Atenção deve ser dada, também, aos cuidados diários com a higiene e hidratação da pele, já que a perda de líquidos é maior nesse período. “É necessário hidratar bem a pele, especialmente neste clima quente. É importante notar também que pele oleosa não significa pele hidratada. Para esse tipo de pele, são recomendados hidrantes à base de gel. É importante também usar o bom sabonete para limpeza adequada antes da hidratação”, orienta a esteticista.   
 
A rotina de skincare pode ser complementada, ainda, com uso de um tônico para equilibrar o ph da pele e da vitamina C, que ajudará a manter o aspecto da pele mais jovem e saudável, estimulando a produção de colágeno e elastina.  
 
De acordo com a especialista, são diversos os fatores do dia a dia que podem prejudicar a saúde da pele, causando o envelhecimento precoce. Contudo, entre os chamados fatores extrínsecos, o pior é a radiação solar. “A exposição solar prolongada gera radicais livres que, por sua vez, prejudica, sobretudo, a produção de colágeno, proteína indispensável para boa saúde da pele. Além disso, pode gerar lesões cutâneas e manchas, bem como agravar aquelas já existentes. Por isso, é imprescindível cuidar da pele para mantê-la sempre saudável e livre de doenças”, pontua.   
 
Confira as orientações detalhadas da especialista para quem deseja ter uma pele protegida durante o verão:   
 
Higienização da pele - Realizar a limpeza da pele pelo menos duas vezes ao dia é essencial para a remoção de resíduos e impurezas que aderem ao rosto. “No verão, essa etapa do skincare é ainda mais importante, pois o calor excessivo aumenta a atividade das glândulas que produzem sebo, consequentemente aumentando a oleosidade. Importante usar sabonete de acordo com seu tipo de pele para uma melhor efetividade”, ressalta.  
 
Filtro solar - O uso de filtro solar precisa ser feito tanto nos momentos de lazer quanto em atividades diárias, já que o fotoenvelhecimento também ocorre a partir da luz visível. O ideal é investir em itens com fator de proteção solar acima de 30 e proteção contra os raios UVB e UVA, além de evitar o sol entre 10h e 16h.   
 
“Importante atentar-se à durabilidade da proteção proporcionada pelo produto. É desejável que seja reaplicado a cada 2 horas ou sempre que entrar na água. Além de prevenir manchas indesejadas, envelhecimento precoce, queimaduras e insolação, usar protetor solar também previne o câncer de pele”, alerta Kalyne.  
 
Banhos/uso de sabonetes - Para quem quer se refrescar com banhos, é indicado que os sabonetes só sejam utilizados duas vezes ao dia: na rotina diurna e noturna. Mesmo que a pele esteja oleosa, o ideal é não lavá-la mais de duas vezes com sabonete, pois pode causar efeito rebote. “A indicação é que seja utilizado sabonete apenas duas ao vezes ao dia. Nos outros momentos, pode utilizar um papel seda ou papel toalha para tirar o excesso da oleosidade”.   
 
Hidratação - Deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Também é indicado usar um bom hidratante diário, que ajuda a manter a quantidade de água na pele. No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.   
 
Alimentação - Deve-se dar atenção, também, à alimentação: alguns alimentos podem ajudar na prevenção contra os danos solares. É o caso da cenoura, da abóbora, do mamão, da maçã e beterraba, pois contêm carotenoides – substância que tem importante ação antioxidante. “Alimentação influencia no aspecto da pele, diretamente. É através da alimentação que o organismo consegue absorver alguns tipos de vitaminas que são vitais”, finaliza Kalyne Barros. 
 
(Por: Assessoria)