PUBLICIDADE

Banner

São Cristóvão celebra 434 anos de história na próxima segunda-feira (1º)

São Cristóvão vista panorâmica Fotos Heitor Xavier.jpg

(Foto Heitor Xavier)


 
O primeiro dia do ano, para muitos, simboliza o sentimento de renovação, e na cidade de São Cristóvão esse sentimento se mistura ao orgulho de fazer parte de uma cidade que possui um legado de mais de quatro séculos. Nesta segunda-feira, 1º de janeiro, a 'Cidade Mãe de Sergipe' celebra 434 anos de história.
 
Com aproximadamente 100 mil habitantes, concentrados em uma área de quase 438 mil km², São Cristóvão preserva as suas riquezas materiais, imateriais e continua sendo o berço da cultura sergipana, que é retratada através das manifestações folclóricas, religiosas, da arquitetura repleta de prédios históricos, além dos eventos que a prefeitura faz questão de manter vivos, para a preservação das tradições do seu povo, a exemplo do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que completou 51 anos em 2023.
 
Reconhecida como a 'Cidade Mãe de Sergipe' através da Lei Nº 8.824/2021, São Cristóvão foi fundada em 1590 por Cristóvão de Barros, e sua trajetória histórica é caracterizada pela influência das eras da União Ibérica e da invasão Holandesa na construção das suas Igrejas, assim como a passagem de personagens importantes na história de Sergipe como o sancristovense João Nepomuceno Borges, conhecido como João Bebe Água, e de Santa Dulce dos Pobres, primeira santa nascida no Brasil. 
 
Programação de aniversário
 
Para comemorar o aniversário de 434 anos da cidade,  a Prefeitura preparou uma programação especial com atrações musicais nacionais, sergipanas e sancristovenses. O evento vai acontecer na Praça do Centro Comercial do Eduardo Gomes a partir das 16h, e contará com as apresentações de Daniel Abençoado, Marcelino e Banda, Thaís Helena e Sarah Farias.