PUBLICIDADE

Banner

Enem: Temas da atualidade que podem ser cobrados na prova

Ciência e Tecnologia.jpg

 
Historicamente, uma das principais características das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a abordagem de temas importantes que fazem parte dos debates sociais da atualidade. “Dentre as habilidades que o Enem exige dos candidatos, analisar temas atuais de cunho social, econômico e político é uma das competências mais importantes da prova”, afirma a editora de conteúdo de Física e Ciências da Conquista Solução Educacional, Thaís Ananda dos Santos. Segundo ela, a preparação para a prova não deve se limitar apenas aos conteúdos presentes nos livros didáticos.
 
A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é composta por três disciplinas: Biologia, Física e Química. Thaís explica que é comum encontrar questões interdisciplinares nessas questões. Por isso, é preciso se atualizar com notícias e acontecimentos atuais sobre os temas. Pensando nisso, a especialista elencou alguns assuntos atuais relacionados às disciplinas de Ciências da Natureza que podem ser cobrados no exame.
 
Astronomia - telescópio James Webb
 
Thaís aponta que esse telescópio tem sido notícia nos últimos anos devido à capacidade que tem de obter informações de como o universo era há bilhões de anos. “Uma forma de aprender mais sobre ele é acessando sites sobre astronomia e inovação tecnológica”, indica.
 
Biotecnologia - técnica do CRISPR
 
O CRISPR, que significa, em tradução livre do inglês, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, é uma ferramenta de engenharia genética para edição do DNA, que vem ganhando notoriedade há alguns anos. “O tema pode aparecer no Enem graças ao Prêmio Nobel de Química, dedicado às cientistas Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna, que desenvolveram essa ferramenta, e ao grande potencial dessa técnica para curar doenças hereditárias e até câncer”, detalha. A especialista recomenda sites especializados em biotecnologia para aprender mais sobre o tema.
 
Química ambiental - garimpo e microplástico
 
A discussão sobre o garimpo envolve a contaminação do ar, solo e água por subprodutos da mineração em garimpos ilegais. Institutos de pesquisa têm investigado a presença de alto nível de metais pesados, como o mercúrio, em peixes de áreas desse tipo de garimpo. Thaís ressalta que esses metais pesados apresentam potencial risco à segurança alimentar da população, enquanto os microplásticos têm sido um assunto recente na mídia depois que estudos ao redor do mundo mostraram consequências da presença dessas partículas de plástico, invisíveis a olho nu, no ambiente aquático e nos organismos de seres vivos. “Os principais problemas estão relacionados à contaminação via consumo de alimentos, entre eles os frutos do mar. Para saber mais, é interessante realizar pesquisas em sites de divulgação científica”, finaliza.
 
(Por: Central Press)