PUBLICIDADE

Banner

Calor: Cuidados para proteger os pets

passeio pets.jpg

(Foto: Freepik)


 
Assim como os humanos, os animais de estimação também sofrem com as altas temperaturas das estações mais quentes do ano, principalmente aqueles que são obesos, animais de pelos longos e os braquicéfalicos, ou seja, cães de focinho achatado. Sendo assim, é importante adotar uma série de cuidados especiais durante a primavera e o verão.   
 
A principal estratégia para a amenizar as consequências do calor excessivo é manter os animais sempre hidratados. É o que explica o médico veterinário Pedro Mascarenhas. Segundo ele, deve ser oferecida água à vontade, disposta em vários bebedouros e preferencialmente fresca e limpa. O tutor ainda pode administrar cubos de gelo ou fornecer água de coco para que o pet aumente a ingestão de líquidos.   
 
Outro aspecto muito importante nos períodos de calor é a hora do passeio dos animais. A recomendação, esclarece o veterinário, é que esse momento de interação entre o pet e o tutor seja feito em horários adequados, preferencialmente antes das 10h ou após às 17h, quando a incidência de raios solares é menor.  
 
“Umas das principais preocupações é a temperatura elevada do chão que pode causar desde leves lesões, até graves queimaduras nas patinhas. Partindo desse pressuposto, antes do passeio sempre confira a temperatura da calçada, areia ou asfalto, e se possível dê preferência a áreas sombreadas e com grama durante o percurso”, alertou o médico veterinário. 
 
Além da hidratação e permanência em locais arejados, o banho é um importante aliado no combate ao estresse térmico em cães, além de melhorar a condição do pelo e da pele, mantendo-os saudáveis e hidratados.    
 
A exposição excessiva ao sol por tempo prolongado também pode causar doenças mais graves nos pets, a exemplo do câncer de pele. 
 
Com as altas temperaturas nesta época, também se aumenta a preocupação com a infestação por endo e ectoparasitas, principalmente as pulgas e carrapatos, que tendem a se tornar mais recorrentes.    
 
De uma maneira geral, finaliza o especialista, no verão deve-se tomar cuidado com o grau de hidratação dos cães e gatos, com a presença de parasitas, com os horários do passeio e a frequência dos banhos. 
 
(Por: Assessoria)