O papa Francisco usou seu legado e voz de líder religioso para mostrar o quanto está preocupado com a mudança climática que está acontecendo em todo planeta. “Apesar de todas as tentativas de negar, ocultar, encobrir ou relativizar a questão, os sinais das alterações climáticas estão aqui e são cada vez mais evidentes. Ninguém pode ignorar o fato de nos últimos anos termos assistido a fenômenos meteorológicos extremos, períodos frequentes de calor anormal, seca e outros gritos de protesto”. E completou que ao ignorar os sinais mostram a probabilidade de fenômenos extremos serem cada vez mais frequentes e intensos.
Ainda sobre o Papa Francisco
O pontífice ainda disse que todos são culpados, mas que os países ocidentais e os países líderes são os maiores responsáveis pela mudança climática extrema. “Se considerarmos que as emissões por indivíduo nos Estados Unidos são cerca de duas vezes maiores do que as dos indivíduos que vivem na China, e cerca de sete vezes maiores do que a média dos países mais pobres, podemos afirmar que uma ampla mudança no estilo de vida irresponsável ligada com o modelo ocidental teria um impacto significativo a longo prazo.
Lamentavelmente, a crise climática não é propriamente um assunto que interesse às grandes potências econômicas, cuja preocupação é com o maior lucro possível ao mínimo custo e no menor tempo”.
(Por: Giba Um)