PUBLICIDADE

Banner

CVV realiza ação de conscientização sobre prevenção do suicídio

Abraço GettyImages.jpg

GettyImages


 
O suicídio é um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos de idade.
 
Trata-se de um fenômeno complexo e multicausal, de impacto individual e coletivo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades, e pode ser influenciado por fatores sociológicos, econômicos e políticos, passando pelos psicológicos, psicopatológicos e biológicos.
 
Mesmo diante da complexidade da ocorrência, as intervenções de diagnóstico, atenção aos sintomas, prevenção e tratamento adequado aos transtornos mentais, ações de conscientização, promoção de apoio socioemocional, entre outras, são estratégias que podem prevenir as lesões autoprovocadas intencionalmente e as ideações suicidas.
 
Os dados mostram que as lesões autoprovocadas superam as mortes por HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios. Por conta do quadro alarmante, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha 'Setembro Amarelo'.
 
Como forma de ampliar o debate e chamar a atenção do público sobre o tema, no período de 22 a 24 de setembro, o Centro de Valorização à Vida (CVV), com apoio do RioMar Aracaju e o Instituto João Carlos Paes Mendonça - IJCPM, promove ação alusiva à campanha 'Setembro Amarelo'. A iniciativa do Centro traz como mote “Acolher é Cuidar”, intervenção que destaca a proposta do CVV para 2023.
 
Durante a ação, o público poderá contar com o atendimento de uma equipe de voluntários do CVV que irá tirar dúvidas, divulgar o serviço 188 – número nacional de prevenção do suicídio -, distribuir material educativo e captar pessoas que tenham interesse em participar de cursos para voluntários. O atendimento ao público acontecerá em frente ao Ceac, no Piso L1, na sexta e sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h.
 
Sobre o CVV
 
Centro de Valorização à Vida atua na prevenção do suicídio e apoio emocional
 
O Centro de Valorização à Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
 
O CVV também desenvolve ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo. Para saber mais sobre o CVV, acesse o site https://www.cvv.org.br/ ou ligue para 188 (24 horas e sem custo de ligação).