PUBLICIDADE

Banner

O inverno começa nesta quarta-feira

inverno.jpg

 
Período mais frio do ano, o inverno começau hoje, 21 de junho, às 11h58 no Hemisfério Sul. A estação mais fria do ano vai até as 3h50 do dia 23 de setembro. Com a presença do El Niño, as temperaturas devem ficar acima do registrado nos últimos anos. O fenômeno vai bloquear frentes frias, em especial no Sul do país, e trazer mais chuvas tanto no inverno quanto na primavera.
 
"Apesar da concordância entre os modelos, ainda existe uma incerteza em relação à intensidade do fenômeno, podendo variar de moderado a forte. As projeções para os próximos meses indicam uma probabilidade de 75% para a ocorrência de um episódio de El Niño para o trimestre junho, julho e agosto de 2023", explica relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
A presença do El Niño no inverno de 2023 marca o fim da La Niña, depois de três anos. De forma  oposta, o fenômeno é caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, alterando os regimes de chuva na América do Sul.
 
Aqui no Nordeste pode registrar recordes de calor, ficando com temperaturas acima da média até a primavera.
 
O que é o El Niño?
 
O El Niño é quando ocorre o aquecimento da superfície das águas do Oceano Pacífico na região da linha do Equador de forma anormal e persistente. O fenômeno se forma no segundo semestre do ano e não tem um tempo de duração definido, podendo persistir por anos.