Estratégias para um emagrecimento saudável
"Não existem dietas erradas, mas estratégias de dietas utilizadas com a pessoa errada, no momento errado e por um período errado"
Emagrecimento é um assunto que desperta o interesse de boa parte da população. E não significa só estética. Estar em boa forma, mantendo uma alimentação balanceada e saudável, diz mais sobre saúde e longevidade, do que sobre beleza. Claro que ficar feliz na frente do espelho também não é nada mau, muito menos é pecado. Por isso... associar o útil ao agradável é a melhor alternativa. Para falar sobre estratégias de emagrecimento, o BACANUDO.COM convidou o nutricionista Iuri Henrique, especialista em Nutrição Esportiva, que acaba de lançar o projeto "Nutrição para Todos". A primeira palestra será realizada no Mercure Hotel, dia 29 de abril, com o tema "Simplificando a Nutrição Esportiva". As incrições podem ser realizadas na FarmaFórmula dos Shoppings Jardins e Riomar e TNT Prime (Jorge Amado). Mais informações através do telefone (79) 99992-1707.
BACANUDO - Existe uma regra universal para o emagrecimento: diminuir a quantidade de comida e aumentar o gasto calórico. Esta é a melhor estratégia para a conquista do corpo saudável e esbelto?
IURI HENRIQUE - De início não existe uma regra geral, porque devemos respeitar a individualidade bioquímica de cada um, como por exemplo entender que o indivíduo precisa de uma carga maior de ômega 3 que outro (nutriente esse que causa desinflamação de gorduras). Mas, sim. Temos que pensar em queimar mais calorias do que consumimos, porém devemos saber qual quantidade de carboidrato, proteína e gordura será suficiente para que não aconteça a perda de massa muscular (o que acarretará na diminuição do metabolismo e consequentemente o efeito sanfona).
BACANUDO - Com o advento da internet, surgiram muitas dietas rápidas, que prometem grandes feitos em pouco tempo. Isto também pode ser considerado uma estratégia, ainda que temporária?
IH - Sim. Costumo dizer que não existem dietas erradas, mas estratégias de dietas utilizadas com a pessoa errada, no momento errado e por um período errado. Sempre o mais correto é procurar um nutricionista especializado para traçar o melhor rumo da sua dieta ou estratégia a ser utilizada.
BACANUDO - Qual o maior erro que alguém que está em processo de emagrecimento pode cometer (além de comer muito)?
IH - Pensar que a dieta fará milagre! Precisamos aumentar o gasto energético, ou seja, praticar atividade física para que a reserva de energia (gordura) seja utilizada na reposição da energia utilizada primariamente (glicogênio). Outro erro muito grande é pensar que aquele pedacinho da barra de chocolate não irá atrapalhar o seu resultado. Um pedacinho, um cafezinho com açúcar, uma pontinha da pizza… isso sim fará que todo seu sacrifício vá por água abaixo.
BACANUDO - Quais as estratégias disponíveis atualmente? Existe uma mais eficaz do que as outras?
IH - Muito se fala hoje sobre estratégia Low Carb. Mas um estudo lançado recentemente com mulheres obesas, praticando atividade física moderada e tendo diferentes associações de dietas com mais ou menos carboidratos e com mais ou menos proteínas e gorduras, comprovou que: o grupo que teve a dieta com consumo maior de carboidratos (não elevado) do que os outros grupos, tiveram uma perda de gordura maior do que os demais. Isso demonstra que não existe estratégia geral! Existe estratégia individualizada!
BACANUDO - O uso de fitoterápicos é bom para o emagrecimento?
IH - Existem inúmeros fitoterápicos hoje que auxiliam na perda de gordura corporal. Desde fitoterápicos que diminuem o “causador” dos estoques de gordura, fazendo com que essa perda seja secundária, como fitoterápicos que efetivamente causam o aumento da lipólise (queima de gordura).
BACANUDO - Quais alimentos podem colaborar com o processo de emagrecimento?
IH - Existem os chamados fito ativos (ativos naturais dos alimentos e plantas) que irão desempenhar papel fundamental no processo de emagrecimento. Como, por exemplo, o café com a cafeína ou a pimenta com a capsaicina. São substâncias estimulantes do processo de lipólise. O ômega 3 presente na linhaça e em alguns peixes como sardinha. E também existem os alimentos que não estimulam o depósito de energia, como os carboidratos de baixo índice glicêmico. Mas, no geral, o melhor é procurar um profissional adequado (nutricionista especializado) para programar o melhor cardápio para seu objetivo e suas necessidades, de acordo com seus hábitos e organismo.
BACANUDO - Líquidos durante as refeições é mito ou realmente não é legal?
IH - Os líquidos, em geral, não são muito aceitos quando liberados à qualquer quantidade. Principalmente quando são líquidos mais calóricos, com calorias vazias, como álcool ou refrigerantes. Mas quando se tem uma alimentação controlada, a adequada ingestão de sucos ou água não afetará muito no seu objetivo final. Vale salientar que não se deve nem comer, nem beber muito líquido a ponto de causar aquela sensação de plenitude, quando ficamos com abdômen dilatado e/ou empachados. Isso sim causa problema.