PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Leandro Karnal

Leandro Karnal.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Natural da cidade gaúcha São Leopoldo, Leandro Karnal é um historiador, professor e escritor de bastante relevo no Brasil. O pensador ajuda a divulgar conhecimento ministrando palestras e cursos Brasil afora, muitos desses vídeos são divulgados no YouTube.
Terceiro de quatro filhos, teve formação jesuítica e foi católico praticante durante a infância e parte da juventude antes de se tornar ateu. Aos 24 anos, mudou-se para São Paulo, onde fez doutorado na USP e iniciou sua carreira como professor.
Karnal foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) até abril de 2020, quando pediu exoneração do cargo. 
É especializado em história da América, escritor, palestrante e apresentador de TV. Foi também curador de diversas exposições, como 'A Escrita da Memória', em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. 
Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Karnal tem publicações sobre o ensino de história, história da América e história das religiões. É membro da Academia Paulista de Letras desde abril de 2021.
Em julho de 2020, passou a apresentar, junto com Mari Palma, Gabriela Prioli e Rita Wu, o recém-lançado talk show CNN Tonight no canal pago CNN Brasil. Em abril de 2023, Karnal anunciou sua saída da CNN Brasil, onde apresentava o programa Universo Karnal.
Atualmente é professor de História da América no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp).
No próximo dia 23 de maio, às 20h, Leandro Karnal será o centro de todas as atenções no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), com o show 'Prazer, Karnal', apresentação onde ele trilha pela sua trajetória e compartilha relatos que nos ajudam a entender o mundo que construímos hoje, em uma mistura de aula, palestra e show.
Entrevistado exclusivamente pelo Bacanudo.com, o intelectual gentilmente citou algumas das suas predileções do cotidiano, que você conhecerá abaixo. Desfrute!
 
*Meu livro - "Hamlet", de Shakespeare
*Meu filme - "Cidadão Kane", dirigido por Orson Welles.
*Minha música - "Sétima Sinfonia de Beethoven", já foi a Nona.
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - Com protetor solar.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Feijão, arroz e ovo frito.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - Um lugar frio com árvores.
*Minha fraqueza - Doce de leite.
*Meu pecado - A vaidade.
*Meu vício - Internet.
*Meu medo - De depender dos outros.
*Minha flor - Peônia.
*Meu esporte - Andar.
*Meu lazer - Piano, séries.
*Minha etiqueta - Obrigado, por favor, com licença, me desculpe...
*Meu cheiro - O perfume depende do dia.
*Meu ídolo - Os professores de escola pública, sempre.
*Meu sonho- De um mundo sem racismo.
*Minha inspiração - Michel de Certeau.
*Meu arrependimento - De não ter usado protetor solar desde a infância.
*Meu compositor - Bach/Beethoven.
*Meu restaurante - O 'Figueira Rubayat', em São Paulo.
*Minha paisagem - Um campo de peônias que vi no Butão.
*Minha indiferença - Para gente que grita.
*Meu exagero - Flores.
*Minha impaciência - Com quase tudo.
*Meu lugar no mundo - Na minha casa.
*Meu lugar na casa - Na minha sala.