PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Guto Requena

Guto Requena 1.jpg

(Foto: Divulgação)


 
O nosso bate-papo informal desta semana é com o conceituado arquiteto e designer paulista, Guto Requena, um dos nomes de maior relevo nestes segmentos, premiado nacional e internacionalmente. 
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, em 1999, e mestre na mesma universidade, fundou o 'Estudio Guto Requena' e desde então recebeu diversos prêmios, vem palestrando e expondo os seus trabalhos em mais de 20 países.
Anteriormente, foi colunista de design, arquitetura e urbanismo na jornal Folha de São Paulo, além de colaborar com diversas revistas. Hoje, cria, roteiriza e apresenta séries para a TV, Web e cinema com os temas design, arquitetura e cidade.
Sempre no ramo do design, arquitetura e urbanismo, Guto conseguiu juntar em seu currículo participações como apresentador do programa 'Nos Trinques', da GNT, bem como, professor da Escola Panamericana de Artes.
Autor de designs revolucionários que exploram as tecnologias digitais, as peças criadas por ele ganharam destaques no Brasil e no mundo e continuam catalogando prêmios de design.
Todavia, versatilidade e identidade são fatores valorizados por ele. Assim, seu trabalho possui visão diferenciada sobre o morar, além de estar atento às necessidades do homem atual e às novas relações que ele estabelece com sua casa.
Através do seu 'Estudio Guto Requena' o multifacetado profissional cria projetos de arquitetura, com uso de alta tecnologia digital, sempre pautados pela sustentabilidade, com o objetivo de proporcionar experiências inovadoras e afetivas.
"Nosso foco é arquitetura corporativa, comercial e residencial, sempre atentos aos detalhes. Também criamos produtos em diferentes escalas, como mobiliário urbano, luminárias e móveis para casas e escritórios. Em 2019 fundamos o Juntxs - Laboratório para estudos de empatia, design e tecnologia, onde prototipamos e desenvolvemos experiências interativas e instalações imersivas", revela Guto.
"Somos um ateliê diverso e multidisciplinar formado por 20 colaboradores que ocupam um palacete histórico de 1911, no centro histórico da cidade de São Paulo. Memória afetiva e brasilidade são aspectos fundamentais para nossa criação", disse ainda.
Autor de projetos relevantes para grandes empresas a exemplo do  Google, Facebook, XP, Mercedes Benz, AB Inbev, Hermès, Chandon, LG, PicPay, Vale, SESC, Heineken, Coca Cola, Nestlé, Samsung, Nina Ricci, Roche, Dasa e Nike.
Requena participou de mais de 40 exposições em diversos países, como nas Semanas de Design de Milão, Paris, Dubai, Eindhoven, Cidade do México e Pequim, no London Design Museum, no MAD - Museum of Art and Design em NYC, no Pavillion de L´espirit Nouveau também em NYC, na Art Basel Miami, na Guild Design Fair em Cape Town, e no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.  
Guto Requena possui forte veia acadêmica, e por nove anos foi pesquisador no Nomads.Usp, Centro de Estudos de Habitares Interativos na Universidade de São Paulo e hoje é professor no curso de Mestrado da Université Sorbonne em Paris. 
Desde 2013 ele vem ministrando palestras e workshops pelo mundo, como na Thammasat University em Bangcoc, Strelka Institute em Moscou, Mimar Sinan University em Istambul, no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard University, ambas em Boston, na ICOUL International Congress on Urban Landscape em Barcelona, na KEA Copenhagen School of Design and Technology, e na Humboldt-Universitat em Berlim. 
Em 2019, publicou o livro “Habitar Híbrido” pela Editora Senac.
No próximo dia 17 de maio, às 19h, Guto Requena vai aterrissar no Quality Hotel, em Aracaju (SE), para dividir pílulas do seu vasto conhecimento em uma palestra dirigida a arquitetos e designers, sobre Arquitetura, Inovação e Afeto, a convite da 'Casa Adentro Group', que sem dúvida alguma será pra lá de brilhante e proveitosa.  
Entrevistado exclusivamente pelo Bacanudo.com, Guto Requena citou com gentileza algumas das suas preferências do dia a dia, quando está ausente das inúmeras responsabilidades profissionais. Conheça!
 
*Meu livro - "Torto Arado", de 'Itamar Vieira Junior'.
*Meu filme - "Central do Brasil", dirigido por 'Walter Salles'.
*Minha música - "Canto de Ossanha", de 'Vinicius de Moraes' (letra) e 'Baden Powell' (música).
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - Lisboa.
*Minha bebida - Drinks com gin.
*Minha comida - Bacalhau.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - O meu lar com a minha família.
*Minha fraqueza - Chocolate.
*Meu pecado - Chocolate.
*Meu vício - Chocolate.
*Meu medo - De governos autoritários que ameaçam a democracia.
*Minha flor - Primavera.
*Meu esporte - Corrida.
*Meu lazer - Brincar com os meus cachorros.
*Minha etiqueta - Gentileza gera gentileza!
*Meu cheiro - Do bolo de chocolate da minha avó.
*Meu ídolo - Yan Xenakis.
*Meu sonho - Casas acessíveis impressas em 3D.
*Minha inspiração - A arquitetura gerada por algoritmos.
*Meu compositor - 'Caetano Veloso'.
*Meu restaurante - 'Caxiri', em Manaus (AM).
*Minha paisagem - De praia.
*Minha indiferença - Para gente arrogante.
*Meu exagero - Chocolate.
*Minha impaciência - Para gente careta e conservadora.
*Meu lugar no mundo - Ao lado dos meus amigos e amores.
*Meu lugar na casa - Ao lado do meu marido.