PUBLICIDADE

Banner

Curta-metragem sergipano será apresentado na Argentina e nos EUA

filme-anarrie-foto-ufs.jpg

(Foto: UFS)


 
'Anarriê, o curta-metragem sergipano que mostra os preparativos para a apresentação da quadrilha junina 'Pioneiros da Roça', em São Cristóvão (SE), que conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Figurino no 16º Festival Taquary (PE), onde foi exibido pela primeira vez, está pronto para a sua estreia internacional nos Estados Unidos e na Argentina.
 
Selecionado para o Seattle Trans Film Festival, a produção terá sessões presenciais em cinemas de Seattle, nos Estados Unidose será exibido virtualmente entre os dias 04 e 07 de maio em todo o território norte-americano. Já na Argentina, a apresentação será durante o Festival Internacional de Cine LGBTQIA+ - Amor es amor, na cidade de La Rioja, entre os dias 17 e 19 de maio.
 
O curta dirigido e roteirizado por Neto Astério, egresso do curso se Cinema e Audiovisual Floriô de Cinema, teve o seu processo de imersão e gravação em 2019, durante o desenvolvimento de um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual, coordenado pelo professor Diogo Velasco, do Departamento de Comunicação Social.
 
Processo de criação
 
O diretor Neto Astério, baiano da cidade de Coité, descreve 'Anarriê' como um 'mergulho' nas culturas populares do Nordeste brasileiro e contextualiza o que mais o motivou a, juntamente como o professor Diogo Velasco, escolher esta temática e a quadrilha 'Pioneiros da Roça' para o curta.
 
"Na época eles tinham um número considerável de pessoas da comunidade LGBT. Principalmente homens homossexuias e mulheres travestis e trasnsexuais que se juntavam pra fazer cultura popular, dançar e fazer dali um vínculo. (...). Um momento de se apresentar, performar que para eles é quase que uma resposta à dignidade; uma forma de se autoafirmar como ser humano, cidadão e de de promover e fortalecer a cultuta popular que sempre foi um lugar de reforço da virilidade do homem, né? De você ter esse lugar muito crsitalizado que é o gênero e cair por terra", refeletiu Neto.
 
Apoio
 
Durante sua segunda etapa de produção, em 2022, o curta contou com o apoio da lei emergencial Aldir Blanc por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FUMCTUR) de São Cristóvão.
 
(Por: Andréa Antiago - Ascom- UFS)