PUBLICIDADE

Banner

Alimentos com bolor que pode comer à vontade

queijo-gorgonzola bolor.jpg

(Foto: Internet)


 
Abrir a geladeira e encontrar alimentos mofados é extremamente frustrante. O que talvez o leitor não saiba é que alguns alimentos podem ser salvos. Isso porque o problema não é tanto o mofo, mas sim as micotoxinas liberadas por alguns fungos.
 
De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, ao jornal Metrópoles, alguns alimentos são mais resistentes do que outros. "As micotoxinas que não são visíveis a olho nu podem provocar uma intoxicação alimentar. Comer algo contaminado com essas micotoxinas pode até levar à morte", diz. Mas há exceções.
 
Veja abaixo os alimentos que não devem ser descartados:
 
Frutas e verduras
 
Cenoura, pimentão, mamão e abacaxi são exemplos de frutas e legumes com características que dificultam a proliferação de micotoxinas.
 
Queijo
 
"Existem queijos em que o fungo faz parte da produção, como gorgonzola e minas. Nestes casos, está tudo bem remover o mofo para comê-lo. Foi comprovado que este mofo não é micotoxigênico", explica Dr. Bactéria.
 
Salame
 
Assim como alguns queijos, "o mofo faz parte da fabricação do salame. Na Europa, por exemplo, as pessoas nem sequer removem o mofo que se forma ao redor dele".
Por outro lado, há alimentos com mofo que devem ser jogados fora imediatamente, como:
 
Pão
 
Jogue fora. "O microrganismo é penetrante e não dá para saber até onde a toxina chegou. Portanto, não é seguro comer pão nessas condições, mesmo depois de remover o mofo", alerta.
 
Iogurte
 
A umidade do iogurte é um ambiente que proporciona excelentes condições para o microrganismo se desenvolver abaixo da superfície.
 
Compota
 
"Existem alimentos que não conseguem impedir a contaminação. A compota é um deles. Quando o mofo aparece no produto, esqueça. (...) Não há como salvá-la".
 
Conhecer essas informações pode ajudar a evitar possíveis intoxicações alimentares e garantir uma alimentação mais segura e saudável.
 
(Por: NMBR)