PUBLICIDADE

Banner

Festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

Festa junina Foto_ Felipe Goettenauer.jpg

(Foto: Felipe Goettenauer)


 
As festas juninas revelam muito da cultura nordestina... E ganharam o país... Com suas músicas, gastronomia, roupas tradicionais... Atualmente, os festejos movimentam o turismo e a economia de muitos estados. Há até quem dispute o maior e o melhor São João do país. E já é considerada a segunda maior festa popular do Brasil, perdendo apenas para o carnaval. 
 
E agora, o reconhecimento veio por lei... As festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional.
Michelly Miguel, presidente da Federação de Quadrilhas Juninas e similares de Pernambuco, hoje com mais de duzentos grupos associados no estado, fala da importância do reconhecimento. 
 
O presidente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos, Hamilton Teixeira, destaca que é preciso olhar para os festejos juninos e para as quadrilhas, um de seus principais símbolos culturais, como uma manifestação que precisa ser protegida, inclusive por também ajudar na economia.  
 
Campina Grande e Caruaru, duas cidades com tradicionais festejos juninos, já divulgaram sua programação para este ano e muitas outras já estão em fase de conclusão, a exemplo de Aracaju (SE). 
 
(Por: AGÊNCIA BRASIL)