PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Marcos Breda

Marcos Breda.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Gaúcho de Porto Alegre, o ator Marcos Breda é graduado em Letras pela UFRGS (1990) e mestre em Teatro pela UNIRIO (1999).
Quando ainda era estudante, no início da década de 1980, Breda começou a trabalhar com teatro e fazer pequenas atuações em filmes realizados em Porto Alegre. Em 1983 passou a fazer parte do grupo teatral Vende-se Sonhos, com o qual participou das criações coletivas Trenaflor e Das duas, uma. Em 1985 integrou-se ao elenco do grande sucesso do teatro gaúcho Bailei na curva.
Em 1986, foi chamado para protagonizar, ao lado de Malu Mader, o filme Feliz Ano Velho, trabalho o qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado, mudou-se para São Paulo e, em seguida, para o Rio de Janeiro. Tornou-se conhecido em todo o país com a telenovela Mandala, da TV Globo.
Mesmo com dezenas de trabalhos em cinema e televisão, Marcos Breda nunca parou de fazer teatro. A partir de 2002, tornou-se um dos sócios da Caravana Produções Associadas, responsável pela montagem dos espetáculos Arlequim, servidor de dois patrões, um clássico da commedia dell'arte, com texto de Carlo Goldoni; A maldição do Vale Negro, com texto de Caio Fernando Abreu, que faz uma divertida sátira ao melodrama; e Farsa, uma colagem de textos de Cervantes, Tchékhov, Molière e Martins Pena.
Marcos Breda recebeu o Kikito de Melhor Ator de Curta-metragem em Gramado, por Sargento Garcia, em 2000. No mesmo ano, recebu o Prêmio Prawer/APTC por seu trabalho nos filmes Sargento Garcia e Dois filmes em uma noite. Em 2003, recebeu ainda o Prêmio Qualidade Brasil como melhor ator de comédia pela peça Arlequim, servidor de dois patrões.
Em 2009, integra o elenco da novela do horário das 19 horas, Caras & Bocas, interpretando o atrapalhado e covarde Pelópidas.
Em Novembro de 2010, Marcos Breda assina contrato com o SBT para participar de 10 capítulos da novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago.
Em Maio de 2013, Marcos Breda volta à TV Globo no seriado semanal Pé na Cova, de Miguel Falabella. Em 2017 integrou o elenco da novela O Rico e Lázaro da Rede Record, interpretando o personagem Ravina.
Atualmente Marcos Breda está em cartaz com novo espetáculo teatral, além de projetos para serem executados. Entrevistado pelo Bacanudo.com, o multifacetado artista citou algumas da sua preferências cotidianas. Conheça! 
 
*Meu livro"Pequenas Epifanias", de 'Caio Fernando Abreu'.
*Meu filme - "2001, Uma Odisséia no Espaço", dirigido por Stanley Kubrick.
*Minha música - "Also Sprach Zarathustra", de Richard Strauss.
*Minha cidade - Porto Alegre (RS).
*Minha cara - Bigode e cavanhaque.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Sushi.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - A minha cama.
*Minha fraqueza - Indecisão.
*Meu pecado - Churrasco.
*Meu vício - Autocrítica.
*Meu medo - De trair a mim mesmo.
*Minha flor - Girassol.
*Meu esporte - Kartismo.
*Meu lazer - Correr a pé.
*Minha etiqueta - Tratar a todos com respeito e igualdade.
*Meu cheiro - De limpeza.
*Meu ídolo - Meu pai.
*Meu sonho - Liberdade, igualdade, fraternidade, paz e amor.
*Minha inspiração - Os meus filhos.
*Meu arrependimento - Para o que deixei de fazer.
*Meu compositor - 'Chico Buarque'.
*Meu restaurante - 'Ateliê de Massas' e o 'L’Antica Pietra' (ambos em Porto Alegre).
*Minha paisagem - O pôr do sol.
*Minha indiferença - Para reality shows.
*Meu exagero - Ser workalcoholic.
*Minha impaciência - Para individualismo histérico.
*Meu lugar no mundo - A ribalta.
*Meu lugar na casa - No meu quarto.