PUBLICIDADE

Banner

Sete sintomas de um ataque cardíaco

Infarto.jpg

 
Além dos sintomas clássicos de enfarte agudo do miocárdio, como aperto no peito e respiração irregular e rápida, existem outros sinais de alarme que não devemos ignorar. É importante lembrar que a persistência e agudização de alguns sintomas podem requerer ajuda especializada. Segundo a Associação Americana do Coração, a instituição de caridade British Heart Association, o centro médico acadêmico Cleveland Clinic, bem como dados da Harvard Health Publishing e da Stony Brook Medicine, existem sete sintomas mais sutis - e alarmantes - de um ataque cardíaco.
 
O primeiro sintoma é o aperto, sensação de peso ou pressão no centro do peito. Outro sintoma é a dor que irradia para outras partes do corpo, como as costas, ombros, braço esquerdo, pescoço ou maxilar. A tontura, fadiga, náusea, palpitações e transpiração intensa também são sinais de alerta que não devem ser ignorados.
 
"Não é incomum para os pacientes descreverem um ataque cardíaco como uma sensação de peso, aperto ou pressão no peito", explica o Dr. Allan Stewart, diretor de cirurgia cardíaca do Hospital Mount Sinai de Nova York, em entrevista ao The Sun. "Isso pode ser acompanhado por dor no braço esquerdo, no pescoço ou na mandíbula. Às vezes, também há sintomas atípicos, como náusea, falta de ar, fadiga, tontura e sudorese".
 
É importante lembrar que cada caso é único e nem todos os sintomas necessariamente indicam um ataque cardíaco. No entanto, se sentir qualquer um desses sintomas, especialmente em conjunto, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente. Lembre-se: a rapidez no diagnóstico e tratamento pode ser crucial para salvar vidas.
 
(Por: NMBR)