PUBLICIDADE

Banner

Fábio Sampaio lança a Cajucidade

IMG_2702.jpg

 
O mês de aniversário da capital sergipana, Aracaju, está se encerrando com uma grande novidade! Acaba de estrear o 'Cajucidade', termo inédito, cunhado pelo artista visual Fabio Sampaio, para traduzir um tipo de comportamento tropical que contagia não só aracajuanos, mas todos, que se deixam levar pelo universo desse fruto brasileiríssimo. 
 
Fábio oferece essa expressão como um agradecimento artístico a essa terra, que o acolheu na juventude. Ele veio com sua família de Santos, São Paulo, morar em Aracaju, quando tinha 21 anos, achando que seria uma mudança de vida sem maiores impactos, no entanto, além de substituir o endereço, do sudeste para o nordeste, ele passou por um “autotransplante” como gosta de falar.
 
Ao longo de 30 anos de carreira, as suas ações artísticas, fincadas nessa cidade marcada com o caju no nome, imantaram energias articuladoras que acabaram por revelar a Fabio essa nova palavra. Em resumo, esse é o insight para a criação da 'Cajucidade'. Uma essência simbólica, fruto de um decisão artística de restabelecer sentidos, de transplantar linguagens, gerando transferências inusitadas entre o que se vê, o que se compreende e o que permanece.
 
O resultado do projeto 'Cajucidade' aconteceu em parceria com o Shopping Jardins, que disponibilizou uma vitrine e um dos corredores principais para instalação de duas novas peças de cajus gigantes, pintadas numa colab com jovens atendidos pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça - IJCPM. 
 
Junto com o IJCPM, Fabio também ofereceu aos jovens, uma palestra do Caju Talks, que serve para disseminar a 'Cajucidade' existente em cada um de nós. Salve!