PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Paulo Reis

Paulo Reis.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Paulo Reis é um ator, diretor e escritor carioca do Rio de Janeiro e vascaíno de coração. Estreou no palco aos 12 anos de idade, como o fantasma do pai de Hamlet numa montagem escolar nos Estados Unidos, país onde residiu dos 12 aos 15 anos de idade. Em 1972 tornou-se aluno de Maria Clara Machado no Teatro Tablado, no Rio de Janeiro, tendo como colegas Louise Cardoso, Sura Berditchevsky e Bernardo Jablonski, entre outros. Dentre vários trabalhos na televisão, teatro e cinema, é mais lembrado pelo personagem "Olavo" da novela Vale Tudo, de Gilberto Braga, em 1988, seu primeiro trabalho como ator na televisão (ganhando o prêmio da APCA como revelação de ator).
Em 1984 estreou na televisão, fazendo assistência de direção de Ary Coslov em Tudo em Cima, minissérie de Bráulio Pedroso e Geraldo Carneiro na TV Manchete. 
Em 1989, participou o filme A Princesa Xuxa e os Trapalhões ao lado do quarteto Os Trapalhões e Xuxa Meneghel. Entre 1990 e 1993 fez as novelas Rainha da Ssucata de Silvio de Abreu, Lua Cheia de Amor de Anamaria Moretzsohn, e A Idade da Loba, além das minisséries Kananga do Japão, Aeiourca de Doc Comparato, Sex-Appeal de Antonio Calmon, e Contos de Verão de Domingos Oliveira.
Em 1994 dirigiu uma grande montagem de Julio César, de William Shakespeare, no Teatro Carlos Gomes do Rio de Janeiro, com 28 atores no elenco, entre eles Carlos Eduardo Dolabela, Hérson Capri, Daniela Escobar, Ricardo Petraglia e Rômulo Arantes. No cinema também atuou em Leila Diniz de Luis Carlos Lacerda, Stelinha de Miguel Faria, The story of O de Eric Rochat, Buena Sorte de Tania Lamarca, For All de Luis Carlos Lacerda, Mauá - o imperador e o rei de Sergio Rezende, Kidnap in Rio de Jörg Grünler, e Power Play de Joe Zito.
Desde 1995 trabalha para grandes editoras cariocas como Rocco, Record, Ediouro, Objetiva e Sextante, traduzindo mais de 40 romances de autores como Tom Wolfe, Gore Vidal, Nick Hornby, Michael Chrichton, David Mamet, Quentin Tarantino, Ian McEwan, Michael Connelly, Chuck Palahniuk e Anthony Burgess.
Entre 1996 e 1999 atuou nas novelas Pátria Minha, Força de um Desejo e Corpo Dourado, além das minisséries Anos Rebeldes e Labirinto, quase vinte episódios do programa Você Decide, inúmeras participações em Os Trapalhões, A Justiceira, Zorra Total, A Turma do Didi, Malhação, Carga Pesada, e outras novelas.
De janeiro a março de 2004 idealizou e coordenou com Marta Paret o Festival Porto dos Palcos, um mega evento teatral que atraiu quase 20 mil espectadores para 4 Teatros em forma de navios montados no interior de um antigo armazém portuário carioca. Depois disso escreveu o roteiro de Anita Garibaldi - guerreira da liberdade, longa-metragem internacional produzido por Vitor Lustosa e Jessel Buss.
Em 2006, fez uma participação especial no filme Polaróides Urbanas, atuou na novela Cristal do SBT. Depois fez participações nas novelas Cobras & Lagartos e O profeta. Na Record TV, viveu o Comandante Kidor em Os Mutantes, de Tiago Santiago. 
Em 2009 adaptou e dirigiu no Teatro Café Pequeno Qüiproquós, comédia musical baseada em esquetes de Arthur Schnitzler com canções de Chiquinha Gonzaga. Além disso, atuou em Rio!, piloto de um seriado internacional escrito e dirigido por Scott Steindorff.
Em 2010 venceu o edital de residência artística do Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, tornando-se seu diretor por dois anos. Implantou o regime de duas sessões diárias, com grande variedade de espetáculos em cartaz, e iniciou o processo de formação de um novo grupo teatral na cidade. 
No verão de 2011 lançou a primeira edição do Projeto ShakesParque, evento anual de entrada franca sediado no Parque Lage, com treze atores, cinco músicos, seis saltimbancos, e dezenas de técnicos como participantes, atingindo um imenso sucesso de público.
Em 2012, interpretou o delegado Salgado em Mandrake, telefilme de José Henrique Fonseca para a Goritzia Filmes. No início de 2013, participou como Giocondo de Guerra dos Sexos, novela de Silvio de Abreu dirigida por Jorge Fernando na Rede Globo. Logo depois interpretou o Doutor Seixas em Ninguém Ama Ninguém por mais de dois anos, filme de Clóvis Mello.
Em 2014, fez o militar Giancarlo em Pecado Mortal, novela de Carlos Lombardi com direção de Alexandre Avancini na Record TV, o advogado Doutor Fabiano em Questão de Família, seriado de Sergio Rezende no GNT, o servo Severo em um dos episódios do seriado Milagres de Jesus na RecordTV, e o magnata de aviação Ericson Amaral na reta final de Em Família, novela de Manoel Carlos na Rede Globo. 
Em 2015, assumiu o papel de Eldade em Os Dez Mandamentos, novela de Vivian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini também na Record TV, um trabalho que se estendeu até o meio de 2016. Entre 2019 e 2021, interpretou o técnico agressor de mulheres Ernani na novela Amor sem Igual, novela da Record TV.
Durante o biênio da pandemia, foi duas vezes a Montevidéu, no Uruguai, viver o corrupto desembargador Magalhães em Sentença, série da Amazon TV estrelada por Camila Morgado com um grande elenco, e depois disso fez uma participação afetiva em Todo dia a mesma noite, série da Netflix dirigida por Julia Rezende sobre a tragédia da Boate Kiss. No resto desse período, dedicou-se a escrever Títeres e Joguetes, os dois primeiros volumes de uma trilogia, além de criar oito projetos audiovisuais, já disponíveis para consulta no website da Novo Século Produções.
Entrevistado exclusivamente pelo Bacanudo.com, o multifacetado artista citou algumas preferências do seu dia-a-dia. Conheça!
 
*Meu livroOs três que eu mesmo escrevi: "Títeres", "Joguetes" e "Marionetes".
*Meu filme - "Les Enfants du Paradis", de Marcel Carné.
*Minha música - "Satisfaction (I Can't Get No)", do Rolling Stones.
*Minha cidade - A Maravilhosa.
*Minha cara - Ler, papear, amar.
*Minha bebida - Uísque.
*Minha comida - Acarajé com cupuaçu.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - Joatinga, no Rio de Janeiro.
*Minha fraqueza - Autosuficiência.
*Meu pecado - Todos.
*Meu vício - Orgulho.
*Meu medo - Da falta de saúde.
*Minha flor - Girassol
*Meu esporte - Tênis.
*Meu lazer - Churrasco com amigos.
*Minha etiqueta - A discrição.
*Meu cheiro - Nenhum.
*Meu ídolo - Sean Connery.
*Meu sonho - De um Brasil mais igual.
*Minha inspiração - A gana brasileira.
*Meu arrependimento - De não ter tido uma atuação política maior.
*Meu compositor - Mozart
*Meu restaurante - La Botticella, no Rio de Janeiro.
*Minha paisagem - O Rio de Janeiro.
*Minha indiferença - À ostentação.
*Meu exagero - Falar demais.
*Minha impaciência - Cm a mediocridade.
*Meu lugar no mundo - Aqui e agora.
*Meu lugar na casa - Na varanda.