PUBLICIDADE

Banner

Funcap participa de Encontro com Gestores de Cultura no Brasil

IMG_1262.jpg

 
A presidente da Funcap, Antônia Amorosa, acompanhada do Diretor de Políticas Públicas de Cultura, Pascoal Maynard, participaram em Brasília, nos dias 6 e 7 de fevereiro, na sede da Consed, da primeira reunião do ano realizada pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
 
Na oportunidade, Antônia Amorosa destacou sobre a importância da participação de Sergipe, afirmando que "diante de um cenário de pós-pandemia, se faz necessário uma integração ainda maior com os gestores de cultura, visando ampliar um conhecimento macro em torno da realidade cultural do Brasil e das políticas públicas fundamentais para o fortalecimento da cadeia produtiva - que faz parte da economia criativa - necessitando, portanto, de ações concretas por parte do poder público através de ações integradas”.
 
Neste encontro, os secretários, presidentes e diretores de cultura foram recebidos pela ministra Margareth Menezes, sendo entregue uma carta receptiva, destacando o papel do Fórum e a necessidade de uma gestão aberta à informação, com contínuo diálogo e aplicabilidade das demandas e projetos aguardados, com expectativa, pelo setor.
 
O diretor de Políticas de Cultura, Pascoal Maynard, afirmou sobre o importante papel do Fórum e a presença da Funcap neste encontro. "Estamos animados para realizar um trabalho conectado com o movimento cultural nacional, adequando a nossa realidade para perspectivas internas e externas”.
 
Além da representação de Sergipe através da Funcap, estiveram presentes no encontro representantes de todos os estados do Brasil, acompanhados por suas respectivas assessorias.
 
Os principais temas foram amplamente debatidos, com destaque para a formalidade institucional do fórum e as solicitações em torno das demandas dos estados que envolvem a instrução e regulamentação para aplicabilidade da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc, assim como sobre as políticas públicas ancorada na tríade de combate à fome, políticas para o meio ambiente e fortalecimento da cultura brasileira no cenário nacional e mundial, exercendo a descentralização de recursos; Marco Regulatório do Fomento à Cultura e Sistema Nacional de Cultura, ambos em tramitação no Congresso Nacional. Na carta encaminhada ao MinC, o Fórum ressaltou sobre a importância do diálogo e escuta através da criação de Comitês de Cultura, visando assegurar uma construção coletiva em favor do fazer cultural brasileiro.