PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Zé Maria

Zé Maria.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Atualmente em cartaz no filme 'Paloma' (Globoplay), o cantor e compositor potiguar 'Zé Maria', ou Zé Maria Pescador, como gosta de ser chamado, é o que podemos definir como um talento descoberto por acaso e sem precisar sair da praia onde ainda mora, Baia Formosa, no Rio Grande do Norte. 
O jovem, que já havia feito trabalhos como ator em produções cinematográficas, foi descoberto como cantor, nada mais nada menos que por Ney Matogrosso, que passava férias em Baia Formosa e o viu tocando em uma barzinho. A partir daí, Ney produziu seu primeiro CD, intitulado “Pescador”, que teve a música “Por Amor” inserida na trilha sonora da novela “Segundo Sol” (TV Globo).
'Zé Maria' conta que em Baia Formosa existia um único cinema, fechado no início dos anos 1990. Criança, 'Zé Maria' chegou a ir no local uma vez. O filme era um faroeste. Foi nessa sessão, lembra, que um conhecido morador da cidade pegou o folclórico apelido de Zé da Moita. “Ele se levantou e correu do cinema com medo de levar um tiro quando um personagem apontou o revólver para o Zé da Moita do filme e a câmera mostrou a cena de frente. As pessoas ainda se assustavam com imagens numa tela grande”, recorda.
Mas o que 'Zé Maria' queria mesmo na época era ser pescador, seu sonho de menino. O pai, pedreiro, era contra. Preferia que seus quatro filhos estudassem para buscar um futuro com mais oportunidades na vida. Aos 14 anos, o garoto convenceu o pai de que concluiria os estudos enquanto pescava. Trato feito. 'Zé Maria' saia para passar semanas em alto mar, mas no seu retorno caia no livros para recuperar os dias afastado.
Tudo corria dentro dos conformes até o cineasta russo Kirill Mikhanovsky tirar uns dias de férias em Baia Formosa. De tanto observar a rotina da comunidade pesqueira, o russo escreveu o roteiro de “Sonhos de Peixe”. E foi na própria cidade, misturando no elenco os moradores e atores profissionais, como Chico Diaz, que ele filmou seu longa-metragem, em 2004.
“Foi uma experiência mágica para Baia Formosa. A maioria das pessoas nunca tinha ido ao cinema. De repente chega um gringo com caminhões de equipamentos para gravar um filme na cidade, com os moradores participando”, recorda 'Zé Maria', que foi escalado para o papel de Juscelino, pescador artesanal protagonista da história.
Não bastasse fazer um filme, 'Zé Maria' foi convidado a prestigiar o lançamento do longa no Festival de Cannes. Foi a primeira vez que se viu em cena e a segunda que entrou num cinema. Deu entrevistas para a imprensa nacional e internacional, esteve ao lado das estrelas europeias e de Hollywood, mas não perdeu o jeito simples e sereno de ser. Em seu retorno a Baia Formosa, tratou de promover uma sessão do filme na praça, meio improvisada. “Era importante a população se ver em cena. Era a cidade que estava na tela”, diz o ator que ainda hoje é chamado de Juscilei por alguns na cidade. O DVD do filme ele tem apenas um, que guarda com carinho.
O gostinho de atuar ficou na boca de 'Zé Maria' mais de cinco anos, até que em 2012 ele foi escalado para participar do longa “Nova Amsterdam”, do potiguar Edson Soares. O filme está pronto e chega aos cinemas do Brasil em setembro deste ano. 
Outros sucessos de 'Zé Maria' são os filmes “O Clube dos Canibais”, rodado no Ceará e dirigido por Guto Parente e “Mar Verde, Terra Preta”, filmado em Pernambuco e dirigido por Renata Pinheiro e Sergio Pinheiro.
O Bacanudo.com teve o privilégio de entrevistar este humilde e talentoso artista, que citou algumas da suas preferências cotidianas. Conheça!
 
*Meu livro –  "Feliz Ano Velho", de 'Marcelo Rubens Paiva'.
*Meu filme – "O Menino que Descobriu o Vento", dirigido por Chiwetel Ejiofor
*Minha música – "Poema" (Cazuza e Frejat), na interpretação de 'Ney Matogrosso'.
*Minha cidade – Baia Formosa (RN).
*Minha cara – Baia Formosa. Me sinto parte dela!
*Minha bebida - Água.
*Minha comida – Frutos do mar.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso – O meu interior.
*Minha fraqueza – Os meus filhos, são minha fortaleza mas a depender, são também minha fraqueza.
*Meu pecado – Estar aberto a tudo que o mundo me atrai.
*Meu vício – A minha arte.
*Meu medo – De desistir dos meus sonhos.
*Minha flor – Flor de Ypê, colore minha cidade.
*Meu esporte – Atletismo.
*Meu lazer – Fazer trilha, ir às lagoas.
*Minha etiqueta - Sou romântico, paciente, sonhador e tenho muita fé.
*Meu cheiro – Cheiro da floresta.
*Meu ídolo – 'Chico Diaz'.
*Meu sonho – Me estabelecer na carreira artística, ou seja, viver bem de arte.
*Minha inspiração – Me inspiro na minha própria intuição.
*Meu arrependimento – Não ter focado na profissão, ter feito muitas coisas ao mesmo tempo.
*Meu compositor – 'Bezerra da Silva'.
*Meu restaurante – 'Pousada Costeira Bacupari', em Baia Formosa (RN).
*Minha paisagem – O pôr do sol de Baia Formosa (RN).
*Minha indiferença – Para deslealdade e falsidade.
*Meu exagero – Me irritar pela ganância do ser humano.