PUBLICIDADE

Banner

Início do ano destaca importância da revisão no carro

Check-up carro.jpg

(Imagem: Envato)


 
Freios, pneus, bateria, escape e outras peças e estruturas são essenciais para o bom funcionamento de um carro. Para evitar prejuízos e acidentes, é de extrema importância que o automóvel seja seguro para motorista e passageiros e para quem trafega nas mesmas vias. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a agosto de 2022, mais de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau estado de conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança veicular. O problema pode ser ainda maior. Em outra pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito, falhas relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água, funcionamento de luzes e até mesmo o cinto de segurança causam 30% dos acidentes nas estradas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros em movimento devem estar em conformidade com todas as exigências da lei, ou seja, precisam estar em um estado que não coloque a vida de pessoas em risco. 
 
Para isso, o serviço de revisão e check-up, quando feito no prazo correto, evita danos ao automóvel e possíveis acidentes. A manutenção preventiva ajuda também no momento da revenda, já que veículos bem cuidados, estética e mecanicamente, atraem compradores com mais facilidade. A revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a saúde do carro. 
 
O ideal é levar para a revisão a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros. Todavia, esse prazo cai para a metade nos casos de veículos com uso mais severo, isto é, os que rodam constantemente em trânsito lento. 
 
Saiba quais itens não podem ficar de fora do check-up:
 
Escape
 
Um sistema de escapamento defeituoso pode significar baixa eficiência de combustível, potência reduzida e, às vezes, ventilação inadequada dos gases tóxicos que o motor produz.
 
Direção e suspensão
 
Peças de direção soltas, amortecedores ou molas danificadas, montagens ou buchas quebradas ou gastas, causam desconfortos e insegurança ao dirigir. 
 
Pneus
 
Para garantir maior segurança, é necessário um técnico treinado para inspecionar o alinhamento e os pneus. A inspeção também pode revelar desalinhamento, que diminui a vida útil dos pneus, causando a instabilidade do veículo e aumentando o consumo do combustível.
 
Freios
 
O sistema de freios é um dos recursos de segurança mais importantes. Mas, como muitas outras peças, quando não aplicada a pastilha de freio original ela diminui a eficiência da frenagem parando alguns metros a mais o veículo, isso causa sérios problemas, além do desgaste precoce das peças. É imprescindível certificar que o sistema esteja em ótimo estado.
 
Itens menores
 
Apesar de não configurarem problemas estruturais, é preciso atentar para alguns outros mecanismos do carro que podem causar falhas no futuro. Na hora da revisão, o técnico pode verificar os níveis dos fluidos; líquido de arrefecimento; fluido de freio; nível do reservatório do lavador de parabrisa e óleo do motor; velas de ignição e filtros de óleo; combustível e ar; carga da bateria; sistema do ar condicionado; faróis e limpador de parabrisa.
 
(Por: Central Press)