PUBLICIDADE

Banner

Hoje é o Dia Internacional do Riso

risada.jpg

 
Hoje, 18 de janeiro, é comemorado o Dia Internacional do Riso. Portanto, “rir é o melhor remédio”. Essa máxima que surgiu na década de 1960 já é comprovada por diversas pesquisas: dar risada melhora os sistemas muscular, cardiovascular, respiratório, endócrino, imunológico e nervoso central. “A risada aumenta a tolerância à dor e pode ser uma grande aliada de  pessoas com doenças crônicas. A literatura científica já apresenta dados de que, com a risada, conseguimos benefícios nos campos biológico, fisiológico e mental”, explica o cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat, Fernando Luchina Alves. “Geralmente, a risada e o bom humor andam juntos e isso favorece bons e duradouros relacionamentos sociais que estão associados a uma vida mais saudável e longeva”, complementa o médico. 
 
E não precisa muito para colher todos os benefícios que a risada traz. Rir de 10 a 15 minutos por dia já é o suficiente para diminuir o estresse, produzir os chamados hormônios da felicidade (endorfina, serotonina e dopamina), responsáveis pelo bem-estar, e reduzir o cortisol, que provoca reação negativa no sistema imunológico e na pressão arterial. “A risada é indicada inclusive no pré-operatório, quando o paciente está tenso, ansioso”, ressalta a médica clínica no Hospital Universitário Cajuru, Larissa Hermann. 
 
Yoga do Riso
 
“Finge, finge até que atinge”. Esse é o lema que o embaixador do riso no Brasil, Paulo Barddal, usa quando pratica a Yoga do Riso em hospitais e empresas, e que é utilizada por mais de 16 mil clubes do riso espalhados por 115 países. “Rir é um exercício físico e podemos simular a gargalhada até ela ficar real. O cérebro não identifica se a risada é realmente genuína. Quando a gente ri, mesmo que seja um riso forçado, conseguimos resgatar um pouco da criança que existe em nós e que vamos deixando esquecida quando nos tornamos adultos”, conta Barddal.
 
Rir, dançar, cantar e brincar são os elementos que fazem parte da Yoga do Riso e que podem e devem ser realizados em frente ao espelho quando se está sozinho, porque a energia toma conta de todo o corpo e de pensamentos negativos, nos fazendo esquecer dos problemas, mesmo que momentaneamente. “Rir é terapêutico, porque com o riso conseguimos diminuir o sofrimento e enxergarmos o outro lado da situação. Ver o que nos causa ansiedade por outra perspectiva, ajuda a desarmar um pouco a tristeza, o medo e a angústia”, frisa o embaixador do riso.
 
(Por: Central Press)