PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Leila Maria

Leila Maria.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Vice-campeã da edição 2021 do televisivo 'The Voice +', exibido pela TV Globo, 'Leila Maria' é carioca do bairro de Madureira e iniciou sua carreira artística apresentando-se em bares e Teatros do Rio de Janeiro.
Filha de um oficial da Marinha Mercante, era sempre presenteada com discos das viagens do pai e era comum ouvir grandes nomes do jazz com ele, que a apresentou ao gênero que iria marcar sua carreira.
Leila tentou enverdar pelo jornalismo, mas a música falava mais alto. Com os dois pés no chão, ela mergulhou nesse mundo jazzístico e continua desde então.
"O jazz é algo que eu escuto desde pequena, então não era estranho para mim. Sugeriram que eu investisse no tipo de jazz que eu gostava de brincar informalmente, nunca pensei em transformar isso numa vertente para mim. Mas, com a ideia de aumentar o meu alcance e fazer um jazz que não é comum na noite carioca, principalmente com temas como Get out of town, eu comecei a pensar nisso. E, então, eu fiquei conhecida como a cantora de jazz, quase uma Billie Holiday do Brasil. Mas isso só aconteceu porque as músicas autorais nesse viés de MPB, que eu me propus a fazer, não foram adiante por causa das circunstâncias envolvendo a gravadora e a minha produção. O jazz abriu uma porta para mim de forma natural e para continuar na música, eu fiquei nela. Eu trabalhei com muita gente incrível, como o saxofonista 'Paulo Moura'. Eu faço com gosto", revelou 'Leila'.
Com os CD´s que vieram em inglês, 'Leila' fez muito sucesso em países como os Estados Unidos e Alemanha. Viajou ao Japãp, onde fez temporada de shows durante três meses.
De volta ao Brasil, retomou sua atuação no cenário artístico através da produtora cultural e jornalista 'Nenen Krieger, que a apresentou a 'Cristina Braga', harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do grupo Opus 5. Juntas fizeram várias apresentações. Em 1997, gravou seu primeiro CD, 'Da Cabela Aos Pés". Ainda nesse ano, participou do projeto 'Novo Canto, da Rádio JB FM.
De lá até o ano de 2002 foram muitos projetos e apresentações que marcaram a trajetória da artista.
Em 2007 lançou o CD 'Canções do Amor de Iguais', com músicas que de alguma forma tematizam o amor homossexual. Produzido pelo baixista 'Dunga' a partir de uma ideia original do crítico musical 'Antônio Carlos Miguel', o CD traz no repertório as canções 'Seu Tipo' (Eduardo Dussek e Luiz Carlos Góes), 'Você vai ser o meu escândalo' (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), 'Ilusão à toa' (Johnny Alf), 'Mapa-mundi' (Marina Lima e Antonio Cícero), 'Gatas extraordinárias' (Caetano Veloso), 'Um certo alguém' (Lulu Santos e Ronaldo Bastos), 'Mar e lua' (Chico Buarque) e 'Se você voltar' (Angela Rô Rô e Antonio Adolfo), além das internacionais Lush life (Billy Strayhorn), All of you (Cole Porter), Sexuality (K. D. Lang e Ben Mink), Kissing a fool (George Michael) e Nature Boy (Ellen Ahbez).
No ano de 2013, gravou um disco em homenagem a Billie Holliday. O trabalho foi fruto de uma sugestão do empresário 'Pedro Lazera', dono da Imifarma, rde de drogarias com lojas em todo o Norte e Nordeste do país, que disposto a diversificar os produtos à venda em suas lojas, decidiu patrocinar o disco e toda a sua produção, incluindo os custos com os músicos convidados, dentre eles 'Cristóvão Bastos' e 'Itamar Assiere'. 
Esse trabalho foi eleito o melhor disco em língua estrangeira do Prêmio da Música Brasileira, e logo tornou-se interesse da gravadora Biscoito Fino, que entrou na justiça para conseguir os direitos de lançamento do álbum.
Nos palcos 'Leila Maria' já se apresentou ao lado de granndes nomes a exemplo de 'Luiz Melodia', 'Alaíde Costa', 'Jorge Mautner', 'Rosa Marya Colin', 'Zezé Motta', 'Philippe Baden Powel', 'Yamandu Costa', entre muitos outros.
'Leila Maria lançou em maio de 2022, exclusivamente nas plataformas digitais, o álbum 'Ubuntu' (Biscoito Fino), onde dá novas interpretações e roupagem a nove músicas de 'Djavan'. Produzido por 'Guilherme Kastrup e com direção de Ana Basbaum, o trabalho, que conta com diversas participações especiais, dentre elas 'Maria Bethânia' e 'Maíra Freitas', acaba de ser lançado no formato físico pela Biscoito Fino. Um luxo para quem prima pela qualidade.
Entrevistada pelo Bacanudo.com, 'Leila Maria' gentilmente teceu opiniões e citou algumas da suas preferências do cotidiano. Conheça!    
 
*Meu livro – Não dá pra escolher só um.
*Meu filme – "O Mágico de OZ", dirigido por Victor Fleming e King Vidor (só porque foi a primeira vez que fui ao cinema pra ver algo que não era um desenho animado).  
*Minha música – Também não dá pra escolher só uma. Mas vai de Mozart a 'Cartola' (respectivamente, "Lacrimosa", do Réquiem, e "Cordas de Aço".
*Minha cidade – A minha: o Rio de Janeiro.
*Minha cara – Um sorrisão.
*Minha bebida - Sem álcool, suco de laranja; alcoólica, whisky. 
*Minha comida – Infelizmente ainda sou carnívora.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso – Estar em meio à beleza da natureza e onde haja pouco, muito pouco barulho.
*Minha fraqueza - É muito difícil resisitir a um doce. Ainda mais se for de chocolate.
*Meu pecado – No sentido clássico, é o da gula. (Rsrsrsrs)
*Meu vício - Depois que consegui parar de fumar, não tenho mais nenhum.
*Meu medo – Tenho não.
*Minha flor – Rosas e flores do campo.
*Meu esporte - Gosto de ver todos, menos bocha. Mas já não pratico nenhum. 
*Meu lazer – Ler.
*Minha etiqueta - Em Roma faça como os romanos.
*Meu cheiro - Do perfume L'eau D'Issey, tanto o feminino quanto o masculino.
*Meu ídolo - Billie Holiday e 'Maria Bethânia'.
*Meu sonho – Com o dia em que não haja mais nenhuma criança e nenhum animal vivendo/morrendo nas ruas.
*Minha inspiração – A natureza.
*Meu arrependimento – "... ter demais confiado nas evidências do amor." (Cacaso, para a melodia de Lourenço Baeta na canção "Meio Termo").
*Meu compositor - 'Caetano Veloso' e Cole Porter.
*Meu restaurante – Aquele em que gosto da comida e onde sou bem tratada.
*Minha paisagem – A da Zona Sul da minha cidade.
*Minha indiferença – Pra gente invejosa.
*Meu exagero – Doces...
*Minha impaciência – Com burocracia e com gente burra.
*Meu lugar no mundo – O Rio de Janeiro e Nova York.
*Meu lugar na casa – Meu cantinho de leitura.