Renato Scarpin Jr. é um ator, autor e diretor curitibano. Aos 8 anos ingressou no escotismo. Foi lobinho dos 8 aos 10 anos, escoteiro dos 10 aos 15 ano, onde recebeu a graduação “Escoteiro Liz de Ouro” – a maior graduação escoteira, dos 15 aos 18 anos foi sênior, dos 18 aos 19 anosfoi pioneiro e chefe.
Começou a trabalhar muito cedo. Aos 15 anos de idade já dirigia caminhão. Quando ingressou na faculdade de Engenharia Civil, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, trabalhava com caminhão fazendo fretes. Após se formar engenheiro, foi trabalhar na Alemanha como engenheiro de obras.
Quando voltou da Alemanha fez alguns trabalhos como modelo e decidiu se inscrever no curso de teatro “Pé no Palco” da Fátima Ortiz, em Curitiba.
Após vários cursos, profissionalizou-se ator em 1996 fazendo espetáculos teatrais concomitantes à engenharia. Em 1997 abandonou definitivamente a carreira de engenheiro e se dedicou exclusivamente às artes cênicas.
Em 1998 foi morar no Rio de Janeiro onde fez suas primeiras participações na Rede Globo. Em 2000 retornou à Curitiba para fazer duas peças de teatro e em 2001 mudou-se de vez para São Paulo, onde reside atualmente.
Em 2004 fez sua primeira grande aparição nacional, com o personagem “Joaquim”, o padeiro português de “Um Só Coração”, sobrinho do personagem de Paulo Goulart e par romântico de Maria Fernando Cândido.
Após a minissérie, atuou em telenovelas da Record, do Sbt e da Band. Também atuou em longas, médias e curtas metragens e diversas Webséries.
No teatro, realizou inúmeros trabalhos como ator, autor e diretor. Ficou 10 anos em cartaz com o monólogo cômico de sua autoria "Engolindo Sapo Pra Um Dia Comer Perereca".
Em 2011 foi apresentador do Tv Soberano na BandSports. Co-fundador da Fábrica de Homenagem junto com a atriz Maritta Cury.
Dentre os seus vários trabalhos na televisão podemos destacar as novelas 'Avenida Brasil' , 'Torre de Babel', 'Andando nas Nuvens', 'Um Só Coração' e 'Malhação', o seriado 'Sexo e as Negas', ambos na TV Globo, além outras novelas no SBT e na Band, além de inúmeros personagens interpretados no cinema e no teatro.
Entrevistado pelo Bacanudo.com, o multifacetado artista citou algumas da suas predileções da vida cotidiana. Conheça!
*Meu livro – "Ilusões", do Richard Bach.
*Meu filme – "Meu Pai, uma Lição de Vida", dirigido por Gary David Goldberg.
*Minha música – A 9ª Sinfonia de Beethoven.
*Minha cidade – Curitiba, no Paraná.
*Minha cara – Vibar, sofrer, enfim, torcer para o Coritiba.
*Minha bebida – Cerveja.
*Minha comida – Costela assada.
*Minha estação do ano – A primavera.
*Meu paraíso – Um pequeno rio numa mata qualquer.
*Minha fraqueza – Impaciência.
*Meu pecado – Preguiça.
*Meu vício – Cigarro. Quero muitoooo parar de fumar!
*Meu medo – De ficar dependente dos outros.
*Minha flor – Girassol.
*Meu esporte – Futebol.
*Meu lazer – Ver filmes.
*Minha etiqueta – Ouvir de verdade o outro.
*Meu cheiro – De mato.
*Meu ídolo – Qualquer um mais inteligente que eu.
*Meu sonho – Fazer a Rota 66 de Harley Davidson.
*Minha inspiração – O meu pai.
*Meu arrependimento – Nenhum grande, vários pequenos.
*Meu compositor – Beethoven.
*Meu restaurante – Qualquer boa churrascaria.
*Minha paisagem – O alto de uma montanha.
*Minha indiferença – Por gente fanática.
*Meu exagero – O amor pelos meus sobrinhos.
*Minha impaciência – Por gente obtusa.
*Meu lugar no mundo – Onde se faça e se busque o bem.
*Meu lugar na casa – Na varanda.