PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - João Procópio Neto

João Procópio Neto.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Trazendo no DNA o sangue do avô, o icônico ator brasileiro Procópio Ferreira, o também ator e diretor João Procópio Neto nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 08 de julho do ano de 1970. Em sua vida, algumas 'coincidências' familiares ocorrem, seu avô, considerado um dos pais do teatro genuinamente brasileiro, também nasceu no dia 08 de julho e o seu primeiro contato com o espaço cênico ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 19 de dezembro de 1970, aos cinco meses de nascido, no espetáculo "O Auto de Natal", de Nino Honorato com direção de Procópio Ferreira.
Mas o seu primeiro trabalho profissional aconteceu no dia 19 de dezembro na novela adolescente 'Meu pé de laranja lima', na extinta TV Tupi. 
Nos anos 70 participou de muitos trabalhos em teatro e TV. Em 1979, após a morte do avô, se mudou para a Europa. Lá, estudou artes cênicas no Le Conservatoire National Superieur D Art Dramatique. 
Atuou com a Companhia da grande atriz francesa Katherine Monnon em espetáculos como por exemplo L’mort des Artist e com o grande diretor Jacques Rosner no espetáculo Le Bourgeois Gentil Home. Procópio Neto estudou em Paris, Londres e Roma, cursou em Paris (Commédie Française), e foi convidado a assistir aulas em Londres (Royal Theatre Academy) e Roma (Teatro Pariolli), como ouvinte.
De volta ao Brasil, trabalhou com grandes diretores como: 'Bibi Ferreira', 'Antônio Abujamra', 'Jorge Fernando', 'Thina Ferreira', 'Rubens Lima Júnior', 'Hamilta Rodrigues', 'Maria Lina', 'Julia Rosa', 'Mirian Pérsia', 'Nino Honorato', 'João Luiz Fiane', 'Lucy Freitas', 'Bemvindo Sequeira', entre outros. 
Em companhia de Bemvindo Sequeira dirigiu o espetáculo 'Adolescentes, Aborrecentes, Aborrecidos', de Gisa Gonsioroski. Participou na direção de produção do projeto 'Cultura Viva de Nossa Arte' em beneficio da Casa dos Artistas, onde dirigiu os espetáculos 'Auto da Paixão' com atores e figurantes da região sul do Espírito Santo, e 'Quando se Abre o Baú', primeiro espetáculo realizado do projeto 'Poetas de Minha Terra'.
A convite da amiga e diretora do Departamento Social da Cia Procópio Ferreira, Rose Folly, no ano de 2003 criou um projeto de 'Popularização das Artes', onde assume a Supervisão do Projeto intitulado 'Sociedade Consciente, Cultura Ambiente' (projeto este realizado no Bairro Colubandê em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.  
Do ano de 2004 a 2007 dirigiu os espetáculos ‘Os Três Porquinhos', ‘O Doente Imaginário’, ‘A Cigarra e a Formiga', ‘O Bobo do Rei’, ‘O Pequeno Príncipe’, 'Castro Alves', 'A Dama e o Vagabundo', 'Gota D’água', ‘Psique a Imortal’ e 'Sarau de Poesias'. 
Em 2008 assinou a direção de dois espetáculos, 'Abracadabra Mágica Mística' musical infantil de sua autoria e a comédia 'A Donzela Arretada', de Paulo Souto, uma versão bem brasileira da 'Megera Domada' de Shakespeare.  
Em 2009 volta a montar o espetáculo 'Drag-Queens' e 'Senhoras D+', onde além de autor, atuou e dirigiu o espetáculo. 
No ano seguinte dirigiu 'Fragmentos de Gota D’Água'. 
Em 2011 'La Negra – Mercedes Sosa'. Em 2012 'Tributo a Clara Nunes'. Em 2014 o espetáculo 'Senhoras D+' volta a cena com apresentações em cidades no estado do Rio de Janeiro e começa a parceria com a Indústria para TV, com oficinas de artes. 
Em 2015, pela terceira vez, João Procópio Neto é convidado pelo SATED-RJ para dirigir um texto nos projetos de leituras dramatizadas sob a coordenação da atriz Léa Garcia, quando dirigiu os espetáculos 'Como Caçar um Homem', de Vinicius Cardoso, 'Dois Perdidos Numa Noite Suja', de Plínio Marcos e 'Claro de David Ives'. 
Em 2016 começa o seu trabalho com leituras dramatizadas no SATED-RJ. Em 2017 reestreia o espetáculo 'Abracadabra Mágica Mística'. 
Em 2018 retoma as leituras no SATED, assinando a direção do texto de João das Neves 'A Pandorga e a LEI'. Em 2019 remonta o espetáculo 'Drag-Queens'. No período da pandemia, com a amiga Amélia Dória, dona da produtora Fora de Controle (BA) iniciou um trabalho de carpintaria teatral para montagem de um espetáculo, que precisou ser adiado por conta da pandemia e que neste ano retomou o processo. 
Em 2020 o ator se dedicou a poesias pela internet e trabalhos online. Este ano reencontrou a amiga e produtora Renata Maria, dona da Mistic Agency (RJ/ES), iniciou uma parceria que já deu frutos, além de oficinas, duas montagens estão sendo trabalhadas, “O quebra-Nozes” e “O Auto de Natal”, sendo convidado, também por Renata, para ser embaixador da Campanha Moda Solidária, projeto que arrecada alimentos e roupas para doação a famílias necessitadas nos eventos culturais. 
Além de tudo que já desenvolve, João Procópio Neto está engajado na conscientização e informação sobre a regulamentação profissional, levando esse assunto a todo Brasil por meio de palestras e formações. 
Em sua carreira podemos contabilizar muitos trabalhos teatrais: 64 peças como ator e 58 como diretor, além de autor de quatro romances e ministrante de oficinas por todo país.
Entrevistado pelo Bacanudo.com, João Procópio Neto citou algumas das suas preferências do dia a dia. Leia!
 
*Meu livro - Eu sou um apaixonado por literatura, portanto fica difícil. Mas entre os meus prediletos está "As Flores do Mal", de Charles Baudelaire!
*Meu filme - Filme brasileiro: "Lisbela e o Prisioneiro", e filme internacional: "Piaf".
*Minha música - "Naquela Mesa", de 'Nelson Gonçalves' e 'Raphael Rabello'.
*Minha cidade - Precisa de carinho, respeito e atenção. O Rio de Janeiro!
*Minha cara - São os dias que mudam entre o nublado e o sol, e as noites estreladas. Um bom livro e um vinho!
*Minha bebida - Vai do suco ao vinho... Mas sou apaixonado por suco de cupuaçu!
*Minha comida - Eu sou um apaixonado pela culinária. Eu gosto um pouco de tudo. Sou apaixonado por queijos, alguns embutidos, mas o que eu não resisto são os empanados de frango, carne, peixe e camarão. Amo!
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - São os meus amigos e a minha família.
*Minha fraqueza - O meu temperamento.
*Meu pecado - Tenho tantos... Mas verdadeiramente acometido pela gula, principalmente por doces!
*Meu vício - Eeu tenho de leitura e de chocolate.
*Meu medo - Perder a minha liberdade.
*Minha flor - Margarida, mas também amo as orquídeas!
*Meu esporte - Eu não sei se é considerado o esporte, mas caminhadas. Gosto de caminhar!
*Meu lazer - Estar com amigos e com a família de preferência em um lugar tranquilo na serra.
*Minha etiqueta - Eu sou uma pessoa de comportamento muito silencioso apesar de buscar estar de bom humor. O meu silêncio me alimenta, porque apesar de fisicamente quieto o meu interior é extremamente inquieto!
*Meu cheiro - Bolo, adoro cheiro de bolo saindo do forno. Me lembra casa de vó! 
*Meu ídolo - A minha inspiraçã com toda certeza é o meu avô 'Procópio Ferreira'.
*Meu sonho - É ver o meu país unido valorizando a educação, a saúde e a cultura, e assim valorizando também os seus artistas.
*Minha inspiração - É a arte de dar continuidade ao que já foi feito por minha família, junto aos meus, com todo o respeito que o público merece.
*Meu arrependimento - Ninguém é preto e branco na vida, infelizmente cometemos erros e sim me arrependo de alguns porém os meus erros me fizeram uma pessoa melhor hoje.
*Meu compositor - 'Peninha'.
*Meu restaurante - 'Donana', em Salvador.
*Minha paisagem - A serra.
*Minha indiferença - Sou um típico canceriano, posso até passar por indiferente mas tudo mexe comigo.
*Meu exagero - Chocolate. Quanto mais melhor! (kkkkk)
*Minha impaciência - Está na indisciplina do outro. Sou muito disciplinado e exijo o mesmo!
*Meu lugar no mundo - No palco.
*Meu lugar na casa - No meu quarto.