PUBLICIDADE

Banner

Seis conselhos para manter a saúde mental em dia

Saúde mental.jpg

(Imagem: Reprodução/Internet)


 
Hoje em dia, já se fala mais à vontade de saúde mental, no entanto, ainda existem muitos tabus que devemos contrariar. Além disto, como é essencial cuidar (e muito bem) da saúde mental, a psicóloga Catarina Lucas partilhou seis conselhos essenciais para manter a saúde mental em dia.
 
Faça exercício físico
 
Vários estudos indicam que o exercício físico é um bom aliado da saúde mental. Assim, Catarina Lucas sugere que “escolha uma modalidade de que goste e estabeleça dois a três dias por semana para fazer exercício".
 
"A atividade física aumenta os níveis de oxigênio no sangue e ajuda a libertar a mente de situações que nos estejam a causar estresse", sublinha. 
 
Adote uma rotina equilibrada
 
"Acordar cedo, comer na hora certa, ter uma rotina com poucas alterações no que toca a horários ajudará a que consiga equilibrar melhor também a forma como se sente ao longo do dia".
 
Coma bem
 
"Fazer uma alimentação correta é crucial para a saúde mental". A especialista recomenda que estabeleça os horários de refeição e faça uma alimentação diversificada, que inclua legumes e frutas variadas.
 
Durma pelo menos sete horas por dia
 
A falta de sono pode causar irritação e ser um potencial catalisador para outras doenças físicas e psicológicas. A psicóloga aconselha a que "durma pelo menos sete horas por dia e que tenha uma rotina para acalmar na hora de adormecer, nomeadamente desligando o celular ou a televisão meia hora antes, ou fazendo uma meditação antes de dormir". 
 
Faça coisas que lhe transmitam sensação de prazer
 
"Quando fazemos coisas prazerosas vamos automaticamente nos sentir melhor conosco mesmos", diz Catarina Lucas. Ir ao cinema, ao teatro, assistir a um jogo de futebol, um café com amigos, tudo são atividades que podem ajudar a melhorar a forma como nos sentimos.
 
Faça terapia  
 
A especialista lembra que ainda há um grande tabu quanto à psicoterapia, mas sublinha que "é importante para todos". "Aceitar fazer terapia é um processo individual, mas que pode efetivamente ajudar a desbloquear várias situações que têm um impacto negativo na nossa saúde mental", afirma. 
 
(Fonte: NMBR)