PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Cátia Guimma

Cátia Guimma.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Cátia Guimma, uma das cantoras mais queridas da axé-music, iniciou sua carreira em 1990 na 'Banda Futuca' já com a responsabilidade de puxar um bloco carnavalesco, que levava o mesmo nome da banda. Tirou de letra e de cara emplacou o sucesso 'Semente de Prazer' (Jero) começando a chamar a atenção do público.
Em 1992, basicamente com a mesma formação da 'Futuca', surge a 'Banda Patrulha', tendo Cátia e Leco Maia como vocalistas. No carnaval de 1993 a música 'Crina Negra' (Edinho Moraes e Robertinho do Recife) é uma das mais tocadas no Carnaval de Salvador e rádios de todo o Brasil, dando a Cátia Guimma o Troféu Dodô e Osmar de Cantora Revelação, premiação promovida pelo Jornal A Tarde.
Ainda como vocalista da 'Banda Patrulha', emplacou sucessos como 'Bouquet de Natureza' (Dito), 'Batucada do Mundo' (Carlos Pita) e 'Orixás' (Leco Maia). A banda durou quatro anos e em 1997 Cátia Guimma foi convidada para substituir Ivete Sangalo na 'Banda Eva', o que acabou não acontecendo e encorajando a artista para seguir carreira solo.
Assim, em 1998 lança, pela Sony Music seu primeiro trabalho solo, já emplacando os sucessos 'Minha Razão de Viver' (Mihail Plpschi), Chico Roque e Sergio Caetano), 'Girar o Mundo' (Davi Sales) e 'Avisa Para o Mundo' (Nêgo Jun, Ed Grandão e Jonga Cunha).
Com sua simpatia e talento, conquistou vários troféus em muitas cidades brasileiras por onde se apresentou em carnavais fora de época, inclusive de Melhor Cantora em Campina Grande (PB). Convites irrecusáveis também não faltaram!
Em 1998, durante a Copa do Mundo de Futebol, foi levada à França pela Coca-Cola com a missão de cantar para os jogadores da Seleção Brasileira.
Durante sua trajetória, a artista fez participações em Cds de vários artistas em destaque nacional e realizou turnês de sucesso pelos Estados Unidos, Europa e África. Em 2009 foi convidada pelo diretor do EVA e presidente da Bahiatursa para formar o 'Grupo EMEXXI' com as cantoras Carla Visi (ex-Cheiro de Amor) e Márcia Short (ex-Banda Mel).
Atualmente Cátia Guimma continua sua carreira solo fazendo apresentações em todo o país a participando de projetos paralelos, a exemplo do 'Elas Cantam Bossa', onde ao lado de Márcia Short, Wil Carvalho e Elaine Fernandes, fizeram a abertura do Festival Primavera 2022 de Salvador, com um show somente com memoráveis sucessos da Bossa Nova.
Entrevistada pelo Bacanudo.com, Cátia Guimma gentilmente falou das suas preferências e opiniões do dia a dia. Conheça! 
 
*Meu livro - O evangelho.
*Meu filme - De comédias (amo dá risada).
*Minha música - As que tocam o coração.
*Minha cidade - Vitória da Conquista, na Bahia, aonde moro. Amo!
*Minha cara - Tudo o que brilha.
*Minha bebida - Cerveja (kkkk).
*Minha comida - Feijoada.
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso - A minha casa.
*Minha fraqueza - Os meus filhos e a minha netinha.
*Meu pecado - Confiei demais. Aprendi!
*Meu vício - Cantar.
*Meu medo - De gente.
*Minha flor - Girasol.
*Meu esporte - Gosto de assistir futebol.
*Meu lazer - Reunir amigos e a família.
*Minha etiqueta - Alegria e elegância.
*Meu cheiro - De terra molhada.
*Meu ídolo - Frank Sinatra.
*Meu sonho - Continuar em paz.
*Minha inspiração - Os meus pais.
*Meu arrependimento - De não ter ficado mais perto dos meus filhos (os dois adultos), por conta da carreira artística.
*Meu compositor - A minha filha Anna Luiza. Compõe muito!
*Meu restaurante - Bem Sertanejo.
*Minha paisagem - Do mar.
*Minha indiferença - Para a desumanidade.
*Meu exagero - Todos. Sou leonina!
*Minha impaciência - Para mentira.
*Meu lugar no mundo - No palco.
*Meu lugar na casa - Na minha cozinha.