PUBLICIDADE

Banner

Museu da Gente Sergipana inaugura exposição sobre Bispo do Rosario

EXP_BISPO_5PRIMAVERA DOS MUSEUS.FOTO DIEGO DISOUZA.jpg

(Foto: Diego DiSouza)


 
Em um labirinto chamado ‘Nossas Histórias’ todos os caminhos levam a elementos da identidade cultural sergipana. Desde a última terça-feira, dia 20 de setembro, mais referências de sergipanidade são encontradas no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, fincado em Aracaju. É que foi lançada a exposição ‘Arthur Bispo e seu rosário’, composta por peças inspiradas na obra do artista sergipano Arthur Bispo do Rosario.
 
A inauguração abriu a programação da 16ª Primavera dos Museus, que esse ano tem como tema ‘Independências e Museus – outros 200, outras histórias’, com a proposta de refletir sobre o Bicentenário da Independência, a partir da avaliação sobre quais independências o Brasil conquistou nesses 200 anos e o que ainda é preciso conquistar.
 
Foi nessa perspectiva que o sergipano Arthur Bispo do Rosário, um expoente das artes, foi escolhido como referência para toda a programação da Primavera dos Museus no Museu da Gente Sergipana, uma vez que é um artista marcante na construção da história da arte e da cultura ao longo dos últimos 200 anos, mas que ainda não recebeu o devido reconhecimento por sua vasta contribuição.
 
Com curadoria assinada por Solange Oliveira, a exposição desempenha o importante papel de reconhecimento da importância de Arthur Bispo, apresentando aos visitantes o modo como o próprio artista via a sua obra e como ela passou a ser reconhecida. 
 
A exposição reúne peças confeccionadas por artistas e artesãos sergipanos inspiradas nas obras de Arthur para o filme ‘O Senhor do Labirinto’. São fardões, miniaturas, vitrines e estandartes, todos produzidos com técnicas utilizadas por Bispo, a exemplo da assemblage, do bordado, da costura, da marcenaria, da colagem e da pintura.
 
Novo horário
 
A partir do próximo domingo, dia 25, o museu voltará a funcionar aos domingos, seguindo o horário das 10h às 15h, proporcionando ao público mais uma opção de dia para visitação. Nessa reabertura, às 10h, a equipe educativa do museu realizará uma performance intitulada Inde-PENDÊNCIA, que por meio da música e da dança transmitirá uma mensagem relacionada ao tema da Primavera dos Museus desse ano.