O mês de outubro já chegou e é praticamente impossível dissociá-lo do Dia das Crianças. Em tempos de videogames, tablets, celulares ultramodernos e uma infinidade de opções tecnológicas para os pequenos, será que ainda existe espaço para o lúdico, para os brinquedos de montar, modelar e encaixar tão comuns na infância de muitos de nós?
Veja abaixo seis opções de brinquedos
Massas de modelar
Coloridas e com aquela textura que é um convite para o amassar e apertar, as massinhas de modelar também são uma ótima opção de brinquedo que permite às crianças soltar a imaginação. Com elas, pode-se criar de tudo, estimulando a coordenação motora e a imaginação.
Lego
As pecinhas coloridas que são um clássico até hoje já receberam o título de “brinquedo do século” por duas vezes. E não é por menos, graças ao princípio de intertravamento com os seus tubos, o brinquedo oferece possibilidades ilimitadas de construção.
Blocos de madeira
Com os blocos de madeira, as crianças desenvolvem a percepção visual e construtiva e aprendem sobre formas, volume, quantidade. Ao construir casinhas e minicidades, as crianças descobrem mais sobre o próprio lugar em que vivem, ajudando a desenvolver nelas uma nova relação com sua própria cidade.
Quebra-cabeça
De todos os tamanhos e nos mais diferentes níveis de dificuldade, brincar com quebra-cabeça traz vantagens não só para as crianças, mas para adultos de todas as idades. Montá-los ajuda a estimular o cérebro sendo um excelente exercício cognitivo, além de ser bom para a memória, fomentar a percepção e provocar a interação social.
Jenga
Criado nos anos 70, o Jenga é composto por 54 blocos no qual seus jogadores se revezam para removê-los de uma torre, equilibrando-os em cima, criando uma estrutura cada vez maior e mais instável à medida que o jogo progride. O jogo é uma ótima opção para quem quer estimular a habilidade e a estratégia.
Tetris
E é claro que ele não poderia faltar nesta lista. Com mais de 25 anos de existência, o joguinho que consiste em encaixar peças de diferentes formatos capazes de girar sobre o próprio eixo em apenas quatro posições diferentes, continua atual até os dias hoje. O jogo exerce tamanho fascínio que saiu das telas e inspirou um projeto arquitetônico na vida real.
Antes de juntar a criançada toda e se jogar na diversão, preste bem atenção na classificação indicativa de idade de todas as opções dadas. Mais importante que se divertir, é se divertir com segurança. Aproveite!
(Fonte: NMBR)