(Imagem: Internet)
A exatamente 80 anos, no dia 24 de agosto de 1942, a Disney lançou um personagem com jeitinho brasileiro. Chegava às telonas Zé Carioca. No filme 'Alô amigos', o papagaio mostrava a cultura local para o Pato Donald. Além do cinema, Zé Carioca também representou a alegria do povo em suas aventuras dos quadrinhos.
O personagem nasceu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1941, Walt Disney esteve no Brasil acompanhado de um grupo de artistas, escritores e músicos. O cineasta fez uma visita diplomática, a convite do governo norte-americano, com o objetivo de conter o avanço do nazismo e do fascismo na América do Sul. Em nome da Política de Boa Vizinhança, Walt Disney encontrou-se com o então presidente Getúlio Vargas.
Mais além da diplomacia, a viagem serviu como inspiração para novas aventuras e novos personagens. Impressionados com o samba, as paisagens e a riqueza cultural do país, os produtores também se encantaram com os papagaios. Passaram a visitar o zoológico e museus locais em busca da ave. A pesquisa resultou na criação de Zé Carioca. O papagaio morava no Rio de Janeiro, dançava samba e esbanjava charme.
Embalado pela música 'Aquarela do Brasil', de Ary Barroso, o longa-metragem 'Alô amigos', com Zé Carioca e Pato Donald como protagonistas, tinha um propósito diplomático específico. Era parte da iniciativa do governo norte-americano para estimular um espírito de unidade entre os países das Américas. Em 1944, também foi lançado 'Os Três Caballeros', em que os personagens visitam a Bahia.
Os filmes foram bem recebidos pela crítica e pelo público. Antes da viagem, Walt Disney estava com problemas financeiros. Mas, depois da passagem pela América Latina, os novos produtos trouxeram lucros para os estúdios Disney.
(Fonte: NMBR)