PUBLICIDADE

Banner

Jogo gratuito ensina Geografia

passa.jpg

 
Das ruas históricas de Ouro Preto, em Minas Gerais, às pirâmides do Cairo, no Egito, crianças de todo o Brasil podem viajar virtualmente por destinos nacionais e internacionais com o jogo “Passaporte para o Mundo”. Parte de uma ampla estratégia de gamificação do aprendizado, o jogo foi pensado para ensinar Geografia de uma forma lúdica e está disponível gratuitamente.
 
A utilização de recursos digitais - e, particularmente, de games distribuídos de forma gratuita - é fruto de um planejamento do Sistema de Ensino Aprende Brasil, voltado aos ambientes virtuais. 
 
No caso do “Passaporte para o Mundo”, o jogador precisa montar diferentes mapas, como acontece em um quebra-cabeça. O primeiro desafio é o mapa do Brasil. Ali, é preciso encaixar cada estado no lugar correspondente do país. Quando a tarefa é completada, a criança ganha duas “passagens virtuais” para destinos turísticos em diferentes regiões. Clicando em cada uma delas é possível visitar, pela tela, esses destinos, e conhecer alguns detalhes sobre o lugar. Depois do mapa do Brasil, é preciso montar, ainda, o mapa da América do Sul e o mapa-múndi, encaixando cada um dos continentes no espaço adequado.
 
O “Passaporte para o Mundo” faz parte de um conjunto de soluções de gamificação aplicada à Educação trazidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil para a rede pública municipal de cidades espalhadas por todas as regiões do país. O jogo está disponível no site https://digital.aprendebrasil.com.br/SEQ/MARKETING/Passaporte_para_o_mundo/.