PUBLICIDADE

Banner

Aracaju apresenta deflação de -1,21% em julho

IMG_0258.jpg

 
A Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe analisou os resultados divulgados na manhã da terça-feira, 09, pelo IBGE, sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do mês de julho. Em Aracaju, uma das capitais cuja medição é realizada, foi registrada retração no indicador de -1,21%, caracterizando pela primeira vez, desde o mês de agosto de 2020, deflação.
 
Em resumo, o indicador geral do custo dos preços dos produtos ao consumidor, apresentou queda. A redução de preços foi mais sensível nos grupos de transportes, com -5,24%, habitação, com -3,08% e artigos de residência, com -0,21%. Além dos grupos, comunicação registrou queda de -0,18%. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou a redução do resultado geral do IPCA.
 
"Quando houve a redução de impostos federais e estaduais nos combustíveis, o custo do transporte reduziu significativamente para o consumidor. Isso também foi sentido com a redução dos custos de energia elétrica e telefonia, com a limitação de alíquota de ICMS. Portanto, o custo geral de vida das pessoas apresentou redução. Isso é importante, em um momento em que Sergipe apresenta uma boa recuperação econômica. Pois com os preços finais dos produtos mais baixos, ou com baixa elevação de preços, as pessoas consomem mais e retroalimentam a economia", disse.
 
Cinco grupos de preços apresentaram elevação. Vestuário, com +1,02%, Alimentação e bebidas apresentou +0,57%, Saúde e cuidados pessoais, teve crescimento de +0,35%, Despesas pessoais e Educação, com +0,009 e +0,08%, respectivamente.
 
(Por: Assessoria de Comunicação)