(Foto: Internet)
Surfar faz bem e recomenda-se. É certo que nem todos têm vontade ou coragem para se aventurar em cima de uma prancha, mas a avaliar pelos benefícios que a modalidade representa para a saúde, o surf é e deveria ser para todos.
Se motivos faltarem na hora de enfrentar as ondas, o PRIO Softboard Heroes, um evento solidário que acontece em Portugal, desvenda cinco benefícios que o surf tem para a saúde:
1- Revigora o organismo
Diz-se que um dia de surf cura tudo e é verdade. Surfar faz bem a todo o organismo pois o contato com a água fria reativa o sistema circulatório, aumenta as defesas e melhora o sistema imunológico. Além disso, ajuda a fortificar os ossos, favorecendo o tratamento de doenças como a osteoporose e o reumatismo.
2- Aumenta a resistência
Todos os esportes ajudam a ganhar resistência, mas quando lidamos com a força do mar, aumentamos o nível. O surf exige o esforço de quase todos os músculos, ossos e tendões, o que faz desta uma das modalidades mais completas. São cerca de 200 a 400 calorias por hora de treino, o que se traduz num corpo mais tonificado, resistente e, claro, 'em linha'.
3- Combate o stress e ansiedade
Mais do que benefícios físicos, o surf faz bem à alma, ajudando a combater o stress e a ansiedade. De manhã, o surf ajuda a ganhar energia e maior produtividade para o dia de trabalho. Já ao final da tarde, o surf é a solução para descarregar as más energias e 'limpar a cabeça'.
4- Promove a coordenação e equilíbrio
Para se conseguir surfar a onda, é preciso coordenar vários movimentos em simultâneo sem nunca cair ao mar. É certo que manter-se firme em cima de uma prancha não é tarefa fácil, mas depois de muito treino, a coordenação e o equilíbrio são reis.
5- Melhora o sistema respiratório
Não é preciso ser o 'aquaman' para surfar, mas há que trabalhar o sistema respiratório. A água do mar, por si só, ajuda a desentupir os canais respiratórios e tem efeitos positivos nos pulmões, mas é durante os treinos que o sistema respiratório se torna mais forte, capaz de enfrentar apneias.