PUBLICIDADE

Banner

Ceratocone: : o que é, causas e sintomas

Ceratocone.jpg

 
Ao contrário de muitas doenças oftalmológicas, o ceratocone costuma surgir na infância, na adolescência ou no princípio da vida adulta. É um problema hereditário que afeta de 1 a 2% dos brasileiros nessa faixa etária. 
 
Ele atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular. Mas, a boa notícia é que, nos últimos anos, o tratamento melhorou bastante.
 
“O ceratocone causa sintomas justamente na fase da escola, do vestibular e dos primeiros empregos. É o momento da vida em que a visão é importantíssima”, aponta Dr.Joel Carvalhal Borges Diretor Técnico Responsável pelo Day Hospital Dr Joel Carvalhal.
 
Sinais para ficar de olho
 
Se já houver algum caso de ceratocone na família, converse com o seu  oftalmologista para minimizar o risco da doença nos descendentes.
 
“Ela aparece em homens e mulheres na mesma frequência. É mais comum no final da infância e na adolescência. Coceira nos olhos, asma e rinite são fatores de risco, por estimularem danos na córnea”.
 
Nesse sentido, é preciso levar a coceira a sério. “Muitas crianças acabam se viciando. Os pais precisam levar seus filhos ao oftalmologista para identificar sua origem e tratá-la, se for o caso”, alerta Dr.Joel Carvalhal Borges.