PUBLICIDADE

Banner

Nova vacina da Moderna produz oito vezes mais anticorpos

vacina Moderna.jpg

© HAZEM BADER/AFP via Getty Images


 
Os resultados preliminares de um ensaio clínico da Moderna mostraram que a nova versão da vacina contra a Covid-19 produz uma resposta de anticorpos mais robusta. Segundo a farmacêutica, confere oito vezes mais anticorpos contra a variante Ômicron, em comparação com uma dose de reforço do atual imunizante. A expectativa é que a vacina esteja disponível em setembro.
 
Em comunicado, a Moderna explica que se trata de uma vacina bivalente que inclui informações da estirpe original do vírus. Isso significa que combate o vírus original, a variante Ômicron e as suas subvariantes.
 
"Iremos enviar estes dados preliminares e análises aos órgãos reguladores com a esperança de que o reforço bivalente esteja disponível no final do inverno", destacou o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, na mesma nota. 
 
O estudo da Moderna envolveu 437 participantes: um dos grupos recebeu a versão para a Ômicron como segunda dose de reforço (quarta dose) e a outra metade a vacina original. A nova fórmula foi bem tolerada por todos os voluntários e não foram registrados efeitos secundários graves. O número de anticorpos produzidos para outras variantes, como a Delta e a Alfa, também foi maior.
 
Já a Pfizer/BioNTech tem em andamento um estudo sobre um reforço específico para a variante Ômicron e conta ter dados em breve.