O mês de maio deste ano de 2022 irá se despedir com uma tempestade de meteoros que promete encher os olhos de quem é fascinado por astronomia.
Segundo as previsões, a tempestade poderá ser observada parcialmente no Brasil, na madrugada entre esta segunda-feira, 30, e a terça-feira, 31, próximo às 2h15. Neste horário, a modelagem básica indica uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora.
O espetáculo Tau-Herculídeas, assim como outras chuvas do tipo, é fruto de um grande fluxo de entrada dos meteoros na atmosfera.
O fenômeno será melhor observado da América do Norte, como no México ou Estados Unidos, mas deve produzir um verdadeiro show de luzes em céus brasileiros.
Segundo especialistas no assunto, se as previsões se confirmarem, será um espetáculo jamais visto na história, a não ser pelo registro parecido que ocorreu em 1833.
Uma tempestade de meteoros é uma chuva de fragmentos de rocha, oriundo de corpos celestes, que entram na atmosfera terrestre. Nesse caso, são milhares de meteoros por hora fragmentados adentrando a órbita do planeta.